Publicado originalmente no site da FCM por Karen Menegheti de Moraes

Leonardo Costalonga Rodrigues, aluno do Programa de Pós-graduação em Farmacologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, foi selecionado como representante dos estudantes da The Ethical, Legal, Forensics, and Societal Issues Specialty Section (ELFSI) da Society of Toxicology (SOT). Ele ocupará o cargo até 2025. A Sociedade reúne cerca de 8 mil membros de 70 países.  

O aluno conta que a seleção veio meses após receber o Graduate Student Award pela ELFSI, em conferência da SOT. “Em ambas as ocasiões fiquei surpreso por ser o escolhido, mas também muito feliz. Após ter feito parte de algumas representações nacionais, uma internacional com certeza impulsionará minha carreira”. Leonardo conta que a atual gestão planeja o congresso de 2025 da SOT, que deve reunir mais de cinco mil pessoas.  

Leonardo espera compartilhar os conhecimentos que adquiriu em experiências anteriores, como no Comitê de Jovens Toxicologistas da Sociedade Brasileira de Toxicologia e na Liga Acadêmica de Toxicologia da Unicamp. Além disso, destaca que sua chegada à posição na ELFSI foi impulsionada também pelo doutorado sanduíche, iniciado em 2022 na FCM e atualmente em andamento na University of Utah, nos Estados Unidos. Essa experiência permitiu sua participação na conferência da SOT e resultou na premiação e eleição pela ELFSI.

“Em minha principal área de atuação na toxicologia, a discussão de questões éticas e legais se faz de grande valia, dada a grande diversidade de problemas de saúde e sociais relacionados ao consumo ilícito de substâncias. Como representante estudantil, acredito que consigo ter uma visão diferente do cenário que cerca essa temática”, pontua o estudante.

Para José Luiz da Costa, orientador de Leonardo no PPG e coordenador do Laboratório de Toxicologia Analítica da Unicamp, ter um representante brasileiro em uma das seções especializadas da SOT demonstra o crescimento da toxicologia no Brasil. “O fato deste representante ser de nossa universidade reforça a importância que a Unicamp tem para o ensino e pesquisa na área no país”, completa.

Além disso, o docente acrescenta: “a representação na ELFSI eleva a visibilidade internacional do Programa de Pós-graduação em Farmacologia da FCM, além de facilitar a realização de colaborações científicas globais, fortalecendo a pesquisa e o ensino em nossa instituição”.

Sobre a ELFSI

A Seção de Especialidade em Questões Éticas, Legais, Forenses e Sociais é voltada a toxicologistas interessados no impacto mais amplo da pesquisa, tanto na tomada de decisões bioéticas e sociais quanto na condução e aplicação de estudos em toxicologia. Seus objetivos incluem explorar como a pesquisa contribui para o pensamento bioético e a formulação de políticas públicas, além de servir como ponto de encontro para membros da Sociedade de Toxicologia que desejam discutir questões éticas, legais, forenses e sociais.

Sobre a SOT

Fundada em 1961, a Society of Toxicology é uma organização profissional e acadêmica de cientistas de instituições acadêmicas, governo e indústria, representando a grande variedade de cientistas que praticam toxicologia nos Estados Unidos e no exterior. A missão da SOT é criar um mundo mais seguro e saudável, avançando a ciência e aumentando o impacto da toxicologia.

Artigo anteriorEstudantes de pós-graduação em Ciências Farmacêuticas participam da sexta edição do Ciência Aberta, no CNPEM
Próximo artigoProjeto com patrocínio da Global Grand Challenges busca simplificar o entendimento de bulas com o uso de inteligência artificial