Biotério de Experimentação — Biotex

Coordenação
Prof. Dr. João Ernesto de Carvalho

Responsável técnico
Carlos Ralph Batista Lins CRMV-SP 59477

Técnicos
Robson da Silva Pontes
Josélia Cristina de Oliveira Moreira
Alex Vinícius de Campos

Contato
(19) 3521 8105
biotex@unicamp.br

Localização
Faculdade de Ciências Farmacêuticas
Setor 6

Rua Candido Portinari, 200
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Campinas — São Paulo
CEP 13083-871


Documentos
Regimento Interno do Biotério de Experimentação da Faculdade de Ciências Farmacêuticas

O Biotex é um Biotério de Experimentação de Ratos (Rattus novergicus) e Camundongos (Mus musculus), multiusuário, com nível de biossegurança NB2, e tem como objetivo principal apoiar a pesquisa biomédica, fornecendo condições propícias e controladas para a realização dos experimentos provenientes da FCF e de toda comunidade científica da Unicamp.

Busca também contribuir para a formação de pessoal especializado e a realização de pesquisas na área da Ciência em Animais de Laboratório, bem como atuar disseminando por diferentes meios os conhecimentos da pesquisa científica, sobretudo a animal.

Infraestrutura

  • 1 sala destinada a ratos
  • 2 salas destinadas a camundongos
  • 2 salas de experimentação
  • 2 salas para limpeza e esterilização de material
  • 1 sala para armazenamento de insumos
  • 1 banheiro masculino
  • 1 banheiro feminino
  • 1 banheiro para pessoas com deficiência – PCD
  • 1 vestiário com ducha para banho
  • 1 área administrativa para atender os expedientes do biotério que envolvam registros e soluções administrativas e problemáticas do Ensino, Pesquisa e Extensão relacionadas à Ciência de Animais de Laboratório, baseando-se sempre nas normas e legislação vigentes.

O Biotex dispõe de um sistema de climatização, temperatura entre 22-26ºC, com termohigrômetro digital e umidade mantida entre 40-60%. O sistema de exaustão, localizado na sala de lavagem de material, garante a renovação do ar e eliminação dos odores dos animais.

O fotoperíodo é controlado através de temporizadores acoplados à fonte de energia das lâmpadas nas salas dos animais. A programação do temporizador realiza o acender das luzes às 6h e as desliga às 18h, proporcionando ciclos de 12h de período claro e 12h de período escuro.

Docentes e pesquisadores deverão custear seus respectivos experimentos ou estudos (incluindo fármacos, anestésicos, agulhas de gavagem, vidrarias, equipamento cirúrgico, equipamento de proteção individual, entre outros). Os mesmos só poderão utilizar o espaço do Biotex mediante agendamento prévio, junto aos técnicos responsáveis, preservando-se assim, a ordem e organização do espaço.