Locais e planos de estágio FR405

Apoio administrativo
Benedito Marcelo dos Passos

estagios@fcf.unicamp.br

As informações abaixo dizem respeito aos locais de estágio da disciplinas FR405 — Estágio em Assistência Farmacêutica no Sistema Único de Saúde e são requeridas pelo SAE no cadastro do estágio (plano de estágio, dados do supervisor e do estabelecimento).

Ementa

A ementa da disciplina descreve as atividades que o aluno pode desenvolver, contudo, o aluno irá desempenhar as atividades de acordo com o plano de atividades em adequação com a rotina dos serviços de saúde onde esta sendo desenvolvido o estágio. Deste modo, as atividades podem variar de acordo com a realidade local.

FR405 — Assistência Farmacêutica no SUS
Diferentes níveis de atenção no Sistema Único de Saúde (SUS). Estrutura organizacional e funcional do serviço de saúde. Ciclo da assistência farmacêutica no serviço de saúde do SUS : seleção, programação, aquisição, armazenamento, distribuição e dispensação. Sistema de distribuição de medicamentos. Manipulação de medicamentos estéreis e não estéreis. Comissões multidisciplinares de apoio ao uso racional de medicamentos. Prevenção e controle da resistência microbiana e infecção relacionada à assistência. Farmácia clínica. Reconciliação terapêutica. Farmacovigilância, tecnovigilância e controle de qualidade na assistência farmacêutica.

Locais de estágio

Hospital de Clínicas da Unicamp
Supervisor: Andrea Castro Porto Mazzucca
andreamazzucca@hc.unicamp.br

Hospital da Mulher Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti — CAISM
CNPJ 46.068.425/0001-33
Supervisora: Aline Aparecida da Cruz (estágio no período da tarde)
acruz@unicamp.br

Supervisora: Larissa Saito da Costa Yoshida (estágio no período da manhã)
lsaito@unicamp.br

Hospital Estadual de Sumaré
CNPJ 46.374.500/0137-68
Supervisora: Deise Ventura de Souza
deise.ventura@hes.unicamp.br

Hospital Municipal de Paulínia
CNPJ 51.923.563/0001-92
Supervisor: Orly Alves de Freitas Júnior
orlyalves@uol.com.br

Centro de Hematologia e Hemoterapia da Unicamp — Hemocentro
Supervisor: Cassio Fabrício dos Santos
cassiofs@unicamp.br

UBS em Paulínia

CNPJ: usar o da Prefeitura de Paulínia para todos os locais – 45.751.435/0001-06

• UBS PLANALTO:
    Farmacêutico: Janaina Aparecida Simplicio
    e-mail: janinhasimplicio@yahoo.com.br
  • UBS SÃO JOSÉ:
    Farmacêutico: Julia Franco
    e-mail: julia.archive123@gmail.com
  • UBS MONTE ALEGRE:
    Supervisor: Julia Franco
    e-mail: julia.archive123@gmail.com

UBS Campinas

• eMulti Santa Mônica/ São Marcos:

CNPJ: 51.885.242/0001-40

Supervisora: Fabíola Málaga Barreto

e-mail: fabiolamalagabarreto@gmail.com

• EMulti Anchieta/Rosália:

CNPJ: 51.885.242/0001-40

Juliana Moraes dos Santos

e-mail: santos.juliana@campinas.sp.gov.br

Plano de estágio

Farmácia hospitalar (HC, CAISM, HES e Hospital de Paulínia)

• Controle de estoque: seleção, aquisição, armazenamento e dispensação de medicamentos e correlatos;
  • Triagem de prescrições: observando doses, interações, contraindicações, ajuste renal, cálculo de infusão…
  • Atividades de farmácia clínica: além das já descritas na triagem: consulta e análise de prontuário, reconciliação medicamentosa, interação com as equipes de saúde, farmacovigilância e tecnovigilância.

Hemocentro

• Gestão do sistema informatizado: registrar os pacientes, as atividades de controle de estoque, os agendamentos, atendimentos e demais indicadores de assistência;
  • Atenção farmacêutica: orientação aos pacientes quanto ao uso, armazenamento e descarte dos medicamentos, assim como das embalagens e seringas. Além disso, orientar os pacientes a respeito da aquisição de medicamentos não disponibilizados no hemocentro, no entanto, pertencentes a Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) e disponíveis na Rede de Atenção à Saúde (RAS);
  • Acompanhar a manipulação de quimioterápicos, bem como nos processos envolvidos nessa atividade.

Atenção Básica (Campinas e Paulínia)

• Conhecer os aspectos socioeconômicos e o perfil de epidemiológico da população atendida pelo eMulti;
  • Realizar e/ou acompanhar atividades relacionadas à assistência farmacêutica: seleção, programação, aquisição, armazenamento, distribuição e dispensação de medicamentos.
  • Conhecer os programas de atenção à saúde desenvolvida pela instituição em que estará alocado;
  • Preparar e realizar ações em dias temáticos: setembro amarelo, outubro rosa, novembro azul – a depender da demanda e época do ano.
  • Participar de ações de educação em saúde e de farmacovigilância;
  • Integrar equipes multiprofissionais e interdisciplinares, fazendo intercâmbio de experiências entre colegas estagiários, percebendo situações em contextos diferentes;
  • Farmácia viva: implementação (Paulínia); manutenção e atividades de educação voltadas à comunidade (Campinas);
  • Participar de visitas domiciliares para reconhecimento da área, conhecimento da atuação de outros profissionais e, durante as visitas, orientar a população quanto o Uso Racional de Medicamentos.
  • Participação em grupos temáticos (cessação de tabagismo, diabetes, gestantes, uso de plantas medicinais etc.)

Hospital das Clínicas da Unicamp – HC – Garantia da Qualidade

• Participar das atividades em colaboração com a Gerente de Risco e Segurança do Paciente, desenvolvendo projetos e participando do planejamento de treinamentos e análises das notificações; catalogar as notificações em Excel; participar de reuniões do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), dos subgrupos e do gerenciamento de risco; desenvolver projeto com o NSP e o serviço de Farmácia sobre as incompatibilidades, interações e conciliações medicamentosas; participar do planejamento de eventos específicos da área.