A Engenharia Básica, onde se localizam as salas de aula da Faculdade de Ciências Farmacêuticas desde 2018, está recebendo adequações para um sistema de prevenção e combate a incêndio e obtenção do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros — AVCB. De acordo com o projeto, as salas de aula contarão com luminárias de emergência e detectores ópticos de fumaça no teto. Além disso, serão instaladas portas de emergência corta-fogo com barras antipânico para saída para a rua João Pandiá Calógeras e haverá sirenes nos corredores e sinalização de rota de fuga.

A empresa contratada — OFOS Serviços Prediais Ltda. — fará as instalações hidráulicas para a rede de hidrantes e as instalações elétricas dos sistemas de iluminação de emergência, de bombas de incêndio, de alarme e de detecção de incêndio, além de adequações necessárias, como instalação de sinalizações e portas de emergência, além de casa de bombas e reservatório de 18 metros cúbicos de água que ficarão em área externa, na Rua dos Flamboyants. O prazo é de 180 dias a partir da assinatura do contrato, que ocorreu no último dia 24 de janeiro.

A obra abrangerá toda extensão do edifício de 5730 metros quadrados, que também abriga outras salas de aula atualmente utilizadas pelo Instituto de Artes, bem como as instalações do Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais — NEPAM, incluindo o auditório “Daniel Hogan” e uma biblioteca. Em outras áreas do edifício estão os laboratórios da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação — FEEC, o Centro de Componentes Semicondutores e Nanotecnologias — CSSNano, e a Escola Livre de Música do Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural — CIDDIC. A gestão do complexo de salas de aula é da Diretoria de Logística e Infraestrutura para o Ensino — DLIE, órgão da Pró-Reitoria de Graduação.

O valor total do contrato é de R$ 1.442.215,00, sendo R$ 629.134,86 referentes à mão de obra e R$ 813.080,14 referentes aos materiais.

Recuperação da Engenharia Básica

As obras de prevenção e combate a incêndio fazem parte de um esforço mais amplo de recuperação do prédio, que é um dos mais antigos do campus de Barão Geraldo da Unicamp, onde funcionou inicialmente a Faculdade de Engenharia de Campinas.

O Relatório de Gestão 2017-2021 da Diretoria Executiva de Planejamento Integrado — DEPI ressaltava que na Engenharia Básica funcionavam “seis unidades entre faculdades (salas de aula e laboratórios) e centros e núcleos. Nesse contexto de responsabilidade diluída, inúmeros problemas estruturais, e constantes notificações do Ministério Público sobre as condições do prédio, a DEPI tem conduzido ações importantes na edificação, em quatro frentes de trabalho: projeto de acessibilidade para reforma dos banheiros, dos acessos e da quadra; projeto de prevenção e combate a incêndio, com vistas à obtenção do AVCB; projeto para reforma das instalações elétricas e substituição de todo o piso das áreas comuns”.

A reforma do piso foi executada no ano de 2021 e a reforma dos sanitários está prevista para ter início em breve.

Unicamp, incluindo a Faculdade de Engenharia de Campinas, em 1975