Campanha para uso racional de medicamentos

4

No dia 05 de Maio de 2017, alunos e docentes da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade Estadual de Campinas (FCF-Unicamp) realizaram um evento em comemoração ao Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos. O ponto de partida para a realização do evento veio por meio da equipe do programa do Ministério da Saúde, PET-Saúde/GraduaSUS, da própria FCF-Unicamp. Com apoio de agentes do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo, Seccional de Campinas (CRF-SP) e preceptoras do PET-Saúde/GraduaSUS, profissionais dos centros de saúde da cidade de Campinas, o evento foi realizado na rampa principal do Hospital de Clínicas da Unicamp (HC).

Durante todo o dia, os envolvidos consultaram a população para avaliar seu conhecimento sobre o uso racional, armazenamento e descarte correto de medicamentos. Paralelamente, houve orientação farmacêutica para as pessoas consultadas, por meio do esclarecimento de eventuais dúvidas sobre medicamentos e seus relacionados.

O intuito de promoção à saúde foi além com a realização de testes para aferição de pressão arterial e análise glicemia por capilaridade. Crianças, jovens, adultos e idosos tiveram a oportunidade de verificar seu estado de saúde e de receber as orientações mais adequadas após o resultado obtido.

Cerca de 300 pessoas foram atendidas no evento, o que foi considerado um sucesso por todos os envolvidos, elevando as forças da equipe do programa PET-Saúde/GraduaSUS da FCF-Unicamp para focar na realização de novos eventos à promoção da saúde da população.

Artigo anteriorAlunos da disciplina “Políticas de Saúde” divulgam vídeo no youtube
Próximo artigoGrupo de pesquisa da FCF participa do Programa UniversIDADE