A Jornada de Iniciação Científica, organizada pelo CAFARMA a cada dois anos, chega à décima edição em 2023 reunindo estudantes, docentes e pesquisadores para discutir as atividades de iniciação científica no curso de Farmácia. É um espaço para apresentação de linhas de pesquisa da Faculdade de Ciências Farmacêuticas e também de partilha de experiências.

As inscrições estão abertas e são gratuitas.

29 de maio — segunda-feira — sala CB06

18:30 | Pesquisa em Farmacogenômica como ferramenta para a Farmácia Clínica, com Prof. Dr. Éder Pincinato

19:05 | Experiência Bolsa FAPESP em Farmácia Clínica: Carolini Neri — Relato da experiência com Bolsa FAPESP na área da Farmácia Clínica, com orientação da Prof. Dr. Patrícia Moriel. Seu projeto de pesquisa atual se refere à “miR-185-5p como possível biomarcador de gravidade da doença do coronavirus 2019 (COVID-19)”

19:35 | Pesquisa acerca da interação da microbiota intestinal e a saúde do hospedeiro – Valquiria Matheus — Palestra realizada pela pós doutoranda Valquiria Matheus, do Laboratório da Prof. Dr. Catarina Raposo, sobre o tema “Microbiota intestinal: um vasto campo para investigação científica”

30 de maio — terça-feira — sala IB02

12:30 | Palestra realizada pela Empresa Estadunidense DOW, produtora de produtos químicos, plásticos e agropecuários e desenvolvedora das Bolsas de Iniciação Científica DOW CRIE

13:00 | Experiência Bolsista PIBIC – DOW, pesquisa no IB: Giovanna Bedin — Relato da aluna Giovanna Bedin sobre sua experiência como Bolsista do Programa de Iniciação Científica DOW CRIE. Seu projeto é desenvolvido no IB, sob tutoria do Prof. Dr. Adriano Coelho, com o tema “Investigação de um potencial alvo molecular para a discriminação de espécies de Leishmania endêmicas no Brasil’

31 de maio — quarta-feira — sala IB02

18:30 | Como transformar sua IC em TCC? – Profª Drª Laura de Oliveira Nascimento

19:10 | Pesquisa em Síntese Bioinorgânica: Diego Zannin — Relato do aluno Diego Zannin sobre Iniciação Científica no Instituto de Química, trabalhando na área de Síntese Bioinorgânica

1º de junho — quinta-feira

12:30 | Palestra sobre o Desenvolvimento e Avaliação de Formulações Cosméticas e Dermatológicas, realizada pela Profª Drª Gislaine Ricci Leonardi, docente da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNICAMP.

13:00 | Experiência bolsista voluntário, pesquisa em farmacologia: Bruno Rodrigues — Palestra sobre o Projeto de Pesquisa “Alterações hemodinâmicas causadas pelo veneno da serpente coral Micrurus surinamensis”, realizado no FARBIOTOX – Laboratório de Farmacologia Bioquímica e Toxicologia.