Texto e foto: Gustavo Teramatsu

A sessão solene de colação de grau dos formandos do curso de graduação em Farmácia do primeiro semestre de 2023 foi celebrada na tarde da última sexta-feira, 1º de março de 2024, no Auditório do GGBS, que atingiu a lotação máxima. Na cerimônia, a Universidade Estadual de Campinas ultrapassou a importante marca da formatura de quinhentos farmacêuticas e farmacêuticos.

Em 2024, o curso de Farmácia da Unicamp completa um bem-sucedido ciclo de duas décadas. A primeira delas foi marcada pelo esforço conjunto do CPQBA, da Faculdade de Ciências Médicas, do Instituto de Biologia e do Instituto de Química. Desde 2014, o curso de Farmácia esteve sob a responsabilidade da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, que está completando dez anos.

Os oradores Daniella Pimentel Salomão Safe e Vinicius Alberto Santos Cruz dividiram o púlpito para o discurso em que mencionaram momentos marcantes da vida universitária (como os bandates) e relembraram um texto de Monteiro Lobato (1882-1948), publicado pela primeira vez em A Gazeta da Farmacia em março de 1943 [e depois reproduzido em 1949 e 1956 sob o título “O papel do farmacêutico”) e que parece ter sido popularizado pelo farmacêutico Candido Fontoura (1885-1974) — criador do biotônico, nome este, aliás, dado pelo próprio Monteiro Lobato, que era seu amigo. Fontoura citou o texto em pelo menos em duas ocasiões: na formatura da turma de 1956 da Faculdade de Farmácia e Odontologia de Ribeirão Preto e em Curitiba, em 1962].

O funcionário Benedito Marcelo dos Passos, da secretaria de Graduação, foi escolhido para receber a homenagem da turma. Foram também homenageados o Prof. Dr. Jörg Kobarg, a paraninfa Profª Drª Laura de Oliveira Nascimento e a patronesse Profª Drª Karina Cogo Müller, que dirigiram suas mensagens aos novos farmacêuticos. Também discursaram o Prof. Dr. Paulo Cesar Pires Rosa, coordenador associado de graduação, e o Prof. Dr. Rodrigo Ramos Catharino, diretor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas e presidente da sessão.

O período pandêmico, que impôs restrições às atividades presenciais na Unicamp por quatro semestres e afetou profundamente o percurso formativo da turma, também foi lembrado, bem como a fundamental atuação dos profissionais farmacêuticos no enfrentamento da Covid-19.

Por fim, o farmacêutico Kléber dos Santos Fernandes, delegado regional da Seccional de Campinas do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo, anunciou a ganhadora do Prêmio Paulo Minami: a farmacêutica Juliana Tiemi Siguemoto, que está iniciando o curso de Mestrado em Ciências Médicas sob orientação da Profª Drª Patricia Moriel.

519 farmacêuticos

A primeira turma do curso de Farmácia da Unicamp, de 2004, concluiu o curso em 2008 e colocou grau no início 2009. Desde então, a Universidade já formou 434 farmacêuticas e 85 farmacêuticos, totalizando 519 profissionais que ocupam diversas posições no mercado de trabalho.

lista completa está publicada na página da Faculdade de Ciências Farmacêuticas.

Captação de áudio e vídeo e transmissão: Silas Almeida