No último dia 9 de julho, o estudante de mestrado em Ciências Farmacêuticas Alberto Araujo de Caux apresentou o trabalho “AQbD Applied to the Quantification of Polyphenols and Total Tannins in Monteverdia ilicifolia (syn. Maytenus ilicifolia)” durante a XXXII International Conference on Polyphenols, na cidade de Turku, na Finlândia.

O evento, realizado bianualmente, é uma iniciativa do Groupe Polyphenols, sociedade internacional que discute os avanços na ciência dos polifenóis. Polifenóis são compostos bioativos encontrados em plantas, com propriedades antioxidantes que ajudam a proteger o corpo contra danos causados por radicais livres.

Segundo Alberto, foram discutidos os temas mais recentes sobre aplicação destes compostos em saúde pública, práticas sustentáveis, síntese de novas substâncias, controle de qualidade, metabolômica e otimização da sua produção.

Orientado pelo Dr. Rodney Rodrigues, do Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas — CPQBA da Universidade Estadual de Campinas, o estudo conduzido no Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas, enquadrado na sessão sobre análise, aplicou a ferramenta Analytical Quality by Design (Qualidade Analítica pelo Projeto) para quantificação dos polifenóis em uma planta da biodiversidade brasileira, a espinheira-santa (Maytenus ilicifolia).

Alberto é bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico — CNPq.

Os resultados da pesquisa indicaram as melhores condições analíticas para quantificar estas substâncias, combinando a obtenção de um método robusto, com redução no gasto de recursos — reagentes e tempo — para tornar a análise mais sustentável.

“Saio do congresso com conhecimentos renovados para usar como divulgação científica, em busca de um mundo mais sustentável, que aproxima a educação da população com as políticas públicas”, conclui o mestrando.

Alberto recebeu certificado de menção honrosa durante o XV Simpósio Brasileiro de Farmacognosia, realizado em maio de 2025 na cidade de São Paulo pela apresentação do trabalho “Quality by Design aplicada à produção de fitoterápico de Maytenus ilicifolia“.

Artigo anteriorDisciplina de graduação oferece base conceitual de técnicas de biologia molecular para diagnóstico e terapêutica