Em comitiva multidisciplinar liderada pelo Reitor da Unicamp, o professor Marcelo Lancellotti, coordenador de Pós-Graduação da FCF, visitou instituições em Roma, Turim e Milão para articulação de parcerias institucionais de pesquisa e de mobilidade de estudantes e pesquisadores

Leia mais: Delegação articula parcerias com universidades e distritos de inovação italianos

Leia mais: Delegation articulates partnerships with Italian universities and innovation districts

Na semana de 24 a 28 de junho, uma delegação da Unicamp percorreu o território italiano com o objetivo de abrir oportunidades de financiamento de pesquisas e projetos da Unicamp naquele país. O professor Marcelo Lancellotti, coordenador de Pós-Graduação da FCF, participou da missão junto ao Reitor Antonio José de Almeida Meirelles, o professor Rafael de Brito Dias, da FCA, assessor da DERI; a professora Angela Christina Lucas, da FCA, assessora da Pró-Reitoria de Pesquisa; o professor Ricardo Miranda Martins, diretor do IMECC, a professora Ana Silvia Prata, diretora associada da FEA; a professora Esther Luna Colombini, diretora associada do IC; e Ludmila Fávero Romani Pioli, assistente para cooperação internacional da DERI.

A programação começou em Roma, na manhã da segunda-feira, 24 de junho, com uma visita à Embaixada do Brasil em Roma. A delegação se reuniu com o embaixador Renato Mosca e com Fernanda Maria Rocha Soares dos Santos, chefe do setor de Ciência, Tecnologia e Cooperação Educacional da Embaixada do Brasil em Roma, que também acompanhou a comitiva ao Consiglio Nazionale delle Ricerche (CNR), o Conselho Nacional de Pesquisa da Itália, e à Università degli Studi di Roma “Ton Vergata”.

No dia 25, ainda na capital, a visita foi à Università degli Studi di Roma Tre.

No dia 26, a equipe visitou a Università degli Studi di Torino (Unito) e o Politecnico di Torino (Polito), em Turim.

No dia 27, já em Milão, a visita foi ao Politecnico de Milano (Polimi) e o distrito de inovação Kilometro Tosso SpA, em Bergamo. No dia 28, conheceram a Università degli Studi di Milano (Unimi) e o Milano Innovation District.

Do ponto de vista da pós-graduação, a visita abre caminho para o estabelecimento de acordos institucionais para internacionalização, ampliando colaborações já iniciadas pontualmente por iniciativa de docentes e estudantes. Na FCF, podemos destacar o recente estágio do exterior da estudante de mestrado Lívia Alves dos Reis Moura, farmacêutica pela Unicamp, na Università Cattolica del Sacro Cuore, realizado em 2023.

Artigo anteriorJornal Nacional: Remédios vendidos na internet como naturais contêm substâncias de uso controlado, diz estudo
Próximo artigoEm agosto, FCF recebe pesquisadora portuguesa para disciplina concentrada sobre formulações cosméticas