Imagem gerada com inteligência artificial generativa
De 21 a 24 de outubro, o Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas receberá o professor Márcio Ferrari (UFRN) para a disciplina eventual “Metodologias Ativas e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no Ensino Farmacêutico“.
O curso está sendo financiamento com recursos da CAPES, por meio do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação Estratégico de Consolidação dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu acadêmicos.
Serão oferecidas 30 vagas, com preferência para estudantes dos cursos de Doutorado e Mestrado em Ciências Farmacêuticas e do Programa Integrado de Formação — PIF da FCF.
Estudantes de outros programas de pós-graduação e estudantes especiais estarão em lista de espera e serão admitidos caso haja disponibilidade de vagas após as inscrições dos estudantes do PPG Ciências Farmacêuticas.
As inscrições seguirão o cronograma a seguir:
Cronograma
Ação | Período |
---|---|
Inscrições | 22 a 26 de setembro O formulário será aberto às 9 horas do dia 22/9 |
Confirmação de interesse | 2 e 3 de outubro |
Convocação da lista de espera | 6 a 10 de outubro |
Encaminhamento da lista de matriculados à Diretoria Acadêmica | 10 de outubro |
Oferecimento da disciplina | 21 a 24 de outubro |
Informações sobre a disciplina:
CF087 — Metodologias Ativas e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no Ensino Farmacêutico
Docente: Prof. Dr. Márcio Ferrari (CCS / UFRN)
Turma: A
Créditos: 2 créditos
Carga horária: 30 horas práticas
Ementa: Reflexão crítica acerca do processo ensino-aprendizagem na era digital. Taxonomia de Bloom como instrumento no planejamento do processo de ensino-aprendizagem. Uso de metodologias ativa no processo de ensinagem e sua adaptação nos diferentes segmentos da educação farmacêutica. Acesso ao conhecimento por meio de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação como processo de dinamização dos ambientes de aprendizagem. Abordagem avaliativa por meio de simulação superando a mera memorização.
Conteúdo programático
- Taxonomia de Bloom (revisada e digital) e domínios da aprendizagem
- Metodologia Baseada em Projeto e em Simulação
- Metodologia Baseada em Equipe (TBL)
- Sala de aula invertida
- Dinâmica de aprendizado – Fishbowl – Aquário
- Painel interativo – cola e descola
- Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação: Forms. Office – QRcode – questionário; Kahoot; Nearpod; Plickers; Poll
- Everywhere; Socrative; Wordle.net
- Avaliação com a técnica do OSCE (Objective Structured Clinical Examination).
Realização da disciplina
- 21 de outubro (14h às 18h)
- 22 de outubro (8h às 12h)
- 22 de outubro (14h às 18h)
- 23 de outubro (8h às 12h)
- 23 de outubro (14h às 18h)
- 24 de outubro (8h às 12h)
Atenção: frequência mínima de 75% da carga horária para aprovação
Bibliografia
- ABENFABIO – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO FARMACÊUTICO E BIOQUÍMICO. Metodologias Ativas: aplicações e vivências em educação farmacêutica. Brasília: Abenfabio, 2013. 2. Ed.
- ANDRADE, Monica Cristina da Silva; VASCONCELLOS, Roberta Flávia; MARTINS, Herbert Gomes. Guia de metodologias ativas para professores de ensino de ciências na educação básica. Duque de Caxias: UNIGRANRIO, 2020.
- BORDENAVE, J. D.; PEREIRA. A. M. Estratégias de ensino-aprendizagem. Petrópolis: Vozes, 2001.
- FERRAZ, Ana Paula do Carmo Marcheti; BELHOT, Renato Vairo. Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais. Gest. Prod., São Carlos, v. 17, n. 2, p. 421-431, 2010.
- GODOY, Arilda Schmidt. Revendo a aula expositiva. In: MOREIRA, Daniel A. Didática do ensino superior: técnicas e tendências. São Paulo: Pioneira, 1997.
- SVINICKI, Marília; MCKEACHIE, Wilbert. (Orgs.). Dicas de ensino: estratégias, pesquisa, teoria para professores universitários. São Paulo: Cengage Learning, 2013.