Imagem gerada com inteligência artificial generativa

De 21 a 24 de outubro, o Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas receberá o professor Márcio Ferrari (UFRN) para a disciplina eventual “Metodologias Ativas e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no Ensino Farmacêutico“.

O curso está sendo financiamento com recursos da CAPES, por meio do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação Estratégico de Consolidação dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu acadêmicos.

Serão oferecidas 30 vagas, com preferência para estudantes dos cursos de Doutorado e Mestrado em Ciências Farmacêuticas e do Programa Integrado de Formação — PIF da FCF.

Estudantes de outros programas de pós-graduação e estudantes especiais estarão em lista de espera e serão admitidos caso haja disponibilidade de vagas após as inscrições dos estudantes do PPG Ciências Farmacêuticas.

As inscrições seguirão o cronograma a seguir:

Cronograma

AçãoPeríodo
Inscrições22 a 26 de setembro
O formulário será aberto às 9 horas do dia 22/9
Confirmação de interesse2 e 3 de outubro
Convocação da lista de espera6 a 10 de outubro
Encaminhamento da lista de matriculados à Diretoria Acadêmica10 de outubro
Oferecimento da disciplina21 a 24 de outubro

Informações sobre a disciplina:

CF087 — Metodologias Ativas e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no Ensino Farmacêutico

Docente: Prof. Dr. Márcio Ferrari (CCS / UFRN)

Turma: A

Créditos: 2 créditos

Carga horária: 30 horas práticas

Ementa: Reflexão crítica acerca do processo ensino-aprendizagem na era digital. Taxonomia de Bloom como instrumento no planejamento do processo de ensino-aprendizagem. Uso de metodologias ativa no processo de ensinagem e sua adaptação nos diferentes segmentos da educação farmacêutica. Acesso ao conhecimento por meio de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação como processo de dinamização dos ambientes de aprendizagem. Abordagem avaliativa por meio de simulação superando a mera memorização.

Conteúdo programático

  • Taxonomia de Bloom (revisada e digital) e domínios da aprendizagem
  • Metodologia Baseada em Projeto e em Simulação
  • Metodologia Baseada em Equipe (TBL)
  • Sala de aula invertida
  • Dinâmica de aprendizado – Fishbowl – Aquário
  • Painel interativo – cola e descola
  • Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação: Forms. Office – QRcode – questionário; Kahoot; Nearpod; Plickers; Poll
  • Everywhere; Socrative; Wordle.net
  • Avaliação com a técnica do OSCE (Objective Structured Clinical Examination).

Realização da disciplina

  • 21 de outubro (14h às 18h)
  • 22 de outubro (8h às 12h)
  • 22 de outubro (14h às 18h)
  • 23 de outubro (8h às 12h)
  • 23 de outubro (14h às 18h)
  • 24 de outubro (8h às 12h)

Atenção: frequência mínima de 75% da carga horária para aprovação

Bibliografia

Artigo anteriorJornal da Unicamp: Livro sobre saúde da pele une teoria e prática