FCF na UPA 2015

3

29 de agosto na FCF foi uma data festiva! A FCF participou ativamente da Universidade de Portas Abertas – UPA que, neste ano, concentrou as atividades da Faculdade no Ciclo Básico II. Essa localização, bastante estratégica, permitiu a melhor organização do evento que teve, como cartão de visita, exposição de dois painéis destacando a grade curricular e as áreas de atuação do farmacêutico. Foram apresentados também um experimento químico de determinação de Ph de soluções que atraiu bastante a atenção do público, assim como o de formulação de cremes e pomadas e de identificação de animais e plantas venenosas. Esta recepção funcionou como ponto de atração para as atividades apresentadas no piso superior do prédio, onde as áreas de atuação da Faculdade foram detalhadas e os visitantes conheceram as entidades estudantis: Atlética, Pharmacêutica Jr e Centro Acadêmico do curso de Farmácia – CAFARMA. Após um passeio por essas atividades, os visitantes assistiram ao vídeo institucional do curso de Farmácia, totalmente idealizado e preparado pelos alunos.

O envolvimento e entusiasmo dos todos foram notórios! Nesta edição do evento, pela primeira vez, as atividades do curso ficaram num único local, diferentemente do que ocorria até então, quando as atividades eram distribuídas nas Unidades que sediavam o curso. A funcionária da FCF, Núbia Porfírio, diz ter a sensação de que “realmente nesta edição do evento a Faculdade conquistou sua identidade enquanto Unidade”. De acordo com a Profa. Wanda Almeida, Coordenadora de Graduação do Curso de Farmácia, “a participação da FCF na UPA 2015 foi memorável. Os monitores da FCF, coordenados pelo CAFARMA, fizeram um excelente trabalho na organização do evento”. Na sua opinião, foi uma experiência gratificante ver alunos, diretoria, docentes e funcionários participando ativamente da UPA. Da mesma forma, o Prof. Rodrigo Catharino, Coordenador de Extensão e Pesquisa da Faculdade, considerou a UPA 2015 uma experiência incrível: “Vimos o empenho de todos na divulgação de nossas áreas de atuação e pesquisa. Foi um verdadeiro serviço de cidadania do qual nos orgulhamos muito de ter participado como FCF!

Para a aluna Tainá Moraes, Presidente do Centro Acadêmico do curso de Farmácia, “a UPA é um evento extremamente importante para os jovens que pretendem prestar vestibular. Eles têm a oportunidade de ver de perto as áreas em que poderão atuar e qual a dinâmica do curso, além de terem a chance de conversar com inúmeros alunos que já passaram pela mesma situação, sanando dúvidas e recebendo um pouco de motivação para passar por essa fase, que exige grandes decisões.” Como membro do CAFARMA, afirma que em todos os anos se esforçam para que esses jovens que pretendem cursar Farmácia tenham todas as informações sobre o curso, facilitando suas escolhas para o futuro. “É uma honra fazer parte desse projeto e não há nada mais gratificante que ouvir ‘eu quero muito estudar aqui’. Temos a sensação de dever cumprido e de que conseguimos passar um pouco do nosso amor pela Universidade para os futuros ‘bixos’ e é isso que nos motiva a organizar todo ano esse evento, com todo o carinho do mundo”, comenta.

Para o Diretor da Faculdade, Prof. João Ernesto de Carvalho, “neste ano, com mais espaço em relação aos anteriores, a Faculdade pôde divulgar melhor seu trabalho e também receber adequadamente os visitantes. Sem dúvida alguma, o entusiasmo da nossa comunidade foi determinante para a criação de um ambiente alegre, descontraído e confortável, que atraiu um grande contingente de visitantes. Isso nos dá muito ânimo para a próxima UPA”.

A Faculdade parabeniza alunos, funcionários e docentes pela organização e participação do evento, esperando contar com todos para que a próxima edição seja também mais um grande sucesso!

Artigo anteriorCurso de Farmácia avaliado com 5 estrelas pelo Guia do Estudante
Próximo artigoFCF participa do Projeto da Nova Medicarium