Foto: Fabricio Nakanishi

A emoção marcou a cerimônia de colação de grau dos formandos curso de graduação em Farmácia do segundo semestre de 2022. A sessão solene foi realizada na tarde da sexta-feira, 3 de março, no Auditório do GGBS, e teve a presença de docentes e funcionários da Faculdade de Ciências Farmacêuticas e pais, familiares e amigos dos formandos, que lhe homenagearam com flores amarelas.

Após o juramento proferido pela acadêmica Suelen de Paula de Souza, a Profª Drª Priscila Gava Mazzola, diretora associada da FCF, que presidiu a cerimônia, outorgou o grau de farmacêutico aos formandos presentes.

Em seu discurso, a oradora da turma Larissa dos Santos Fonseca falou sobre a importância do encerramento deste ciclo para que outros se iniciem. Rememorou os fatos marcantes a vida acadêmica, como o bandejão e suas funcionárias, as festas e as aulas. De fato, nesses anos, a Unicamp foi a “segunda casa” dos estudantes que, por muitas vezes, mudaram de cidade e até de estado. Ressaltou, também os laços de amizades que se fortaleceram ao longo do curso: “Aqui, formaram-se laços que o tempo não desfaz. São conexões para a vida. São os amigos feitos aqui que se tornaram também a nossa família, o nosso lar, e com eles compartilhamos diversos momentos, bons e ruins. Rimos, choramos, viramos noites estudando, aconselhamos e fomos aconselhados, fomos porto seguro e fizemos deles também o nosso porto, e até quando desistir era uma das opções, esses laços nos mantiveram de pé até aqui”. Agradeceu os professores do curso: “vocês contribuíram não só para nossa formação como profissionais, mas também para nossa formação como pessoas”.

O Prof. Dr. Daniel Fábio Kawano, paraninfo da turma, a Profª Drª Taís Freire Galvão, patronesse da turma, e Profª Drª Wanda Pereira Almeida, coordenadora do curso de graduação e professora homenageada, dirigiram suas mensagens aos novos farmacêuticos.

Finalmente, a farmacêutica Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp Cristina Tanikawa, delegada regional adjunta da Seccional de Campinas do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo, anunciou a farmacêutica Julia Soto Rizzato como ganhadora do Prêmio Paulo Minami.

483 farmacêuticos

A primeira turma do curso de Farmácia da Unicamp concluiu o curso em 2008 e colocou grau no início 2009. Desde então, a Universidade já formou 404 farmacêuticas e 79 farmacêuticos, totalizando 483 profissionais que ocupam diversas posições no mercado de trabalho. A lista completa está publicada na página da Faculdade de Ciências Farmacêuticas.