Arte de Renata Amoedo (O Globo)

Acesse aqui a íntegra do documento

Considerando o alerta publicado pelo Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Campinas (CIATox) em 6 de julho de 2016, que informava a presença de selos de LSD contendo fentanil, e a matéria recém divulgada pela Rede Globo, no último domingo (19), referente à apreensão de fentanil junto a traficantes feita pela Polícia Civil do Espírito Santo, a equipe do CIATox de Campinas alerta sobre a presença de fentanil em casos de intoxicação por drogas de abuso atendidos em unidades de emergência referenciada da Região Metropolitana de Campinas durante o ano de 2023.

Análises toxicológicas realizadas pelo Laboratório da Análises Toxicológicas (LTA) do CIATox de Campinas confirmaram a presença de fentanil em casos de uso abusivo de diferentes substâncias psicoativas (SPA) como “K2”, “LSD” e “cocaína” e em um caso da aplicação de possível golpe “Boa noite Cinderela”.

Assim, diante da presença de fentanil em diferentes SPA confirmada por exames toxicológicos, o CIATox de Campinas alerta o SAMU e os Serviços de Emergência para o monitoramento da presença de manifestações clínicas sugestivas de intoxicação por opioides, como miose, depressão respiratória e neurológica relacionada ao uso abusivo de fentanil presente em diferentes tipos de SPA.

Nos pacientes que evoluem com síndrome opioide, particularmente depressão respiratória, está indicado o uso do antídoto naloxona. Maiores detalhes sobre as indicações e uso da naloxona nas intoxicações opioides podem ser obtidos no material produzido pelo CIATox de Campinas, disponível neste link.

Por fim, o CIATox sugere em todos os casos de pacientes com suspeita de abuso de SPA, as amostras biológicas sejam coletadas, se possível, antes dos procedimentos e de uso de medicações, e enviadas para exame toxicológico no LTA do CIATox de Campinas, após contato telefônico inicial com o plantão do CIATox.

O CIATox de Campinas oferece assistência 24 horas pelo telefone (19) 3521 7555.

Campinas, 20 de março de 2023.

Prof. Dr. José Luiz da Costa
Coordenador Executivo do CIATox de Campinas /FCM/HC/Unicamp
Prof. Dr. Fábio Bucaretchi
Coordenador Associado do CIATox de Campinas /FCM/HC/Unicamp
Farm. Msc. Rafael Lanaro
Laboratório de Toxicologia CIATox/FCM/HC/Unicamp