Imagem: Peter Schreiber

O Centro de Inovação Teranóstica em Câncer (CancerThera), sediado no Centro de Hematologia e Hemoterapia da Unicamp — Hemocentro, será um dos novos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) aprovados no Edital CEPID 2021. Esses centros, apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), têm como missão desenvolver investigação fundamental ou aplicada, focada em temas específicos; contribuir ativamente para a inovação por meio de transferência de tecnologia; e oferecer atividades de extensão voltadas para o ensino fundamental e médio e para o público em geral.

O projeto terá início em maio de 2023 por um período de cinco anos, que poderá ser estendido, no máximo, por mais dois períodos de três anos. O CancerThera reunirá uma equipe de especialistas de diversas áreas, incluindo Oncologia Clínica, Onco-Hematologia, Química, Medicina Nuclear, Farmácia, Estatística, Biologia e Física, para a criação e manipulação de produtos farmacêuticos e radiofármacos para o diagnóstico e tratamento do câncer em uma abordagem teranóstica. O conceito geral de teranóstico (terapia e diagnóstico) envolve a identificação de uma molécula ativa relacionada a um alvo tratável e, subsequentemente, a radiomarcação desta molécula para diagnóstico (emissores de raios gama ou de pósitrons) e fins terapêuticos (alfa ou beta-emissores).

O pesquisador responsável pelo Centro é o Prof. Dr. Cármino Antonio de Souza, médico hematologista da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, presidente do Conselho Curador da Fundação Butantan e membro do Conselho Superior da FAPESP.

Participação da FCF

A Faculdade de Ciências Farmacêuticas, por meio do Prof. Dr. João Ernesto de Carvalho e da pesquisadora Dra. Ana Lúcia Tasca Gois Ruiz, do Laboratório de Fitoquímica, Farmacologia e Toxicologia Experimental — LaFTEx, pesquisadores associados do projeto, participará do CEPID avaliando as atividades antiproliferativas e citotóxicas e toxicidades de novos compostos em linhagens de células tumorais e modelos de tumores em animais. A equipe será liderada pela Profª Drª Carmen Silvia Passos Lima, do Laboratório de Genética do Câncer da Faculdade de Ciências Médicas, e também será composta pelo professor titular aposentado José Vassallo, do Laboratório MultiPat, pelo biologista Gustavo Jacob Lourenço, da FCM, e pela médica oncologista do Hospital de Clínicas Lígia Traldi Macedo, além de bolsistas.

Pesquisa básica e pesquisa clínica

O CancerThera será dividido em duas equipes interligadas — Pesquisa Básica e Pesquisa Clínica — que desenvolverão projetos convergentes, em interação contínua. O novo CEPID terá como aliado o Programa de Cooperação Técnica em vigor com a Agência Internacional de Energia Atômica — AIEA, um dos braços da Organização das Nações Unidas, para implantação de um Centro Nacional de Ensino e Treinamento em Radiofarmácia em Medicina Nuclear. Espera-se que os radiofármacos produzidos com sucesso na Pesquisa Básica sejam utilizados na fase 1 e, eventualmente, na fase 2 de estudos clínicos. Da mesma forma, novas aplicações de medicamentos conhecidos terão sua radiomarcação monitorada pelos pesquisadores da Pesquisa Básica. Para garantir a apropriação dos resultados do CancerThera pela sociedade, diversos atores de diversas instituições serão interligados entre pesquisadores, acadêmicos, organismos de pesquisa, agências de fomento nacionais e internacionais, microempresas e grandes empresas, governos (estaduais e municipais), imprensa e, em última instância, a sociedade brasileira.