Evento reúne especialistas no assunto, incluindo o Prof. Dr. José Luiz da Costa, a FCF/Unicamp

De 17 a 19 de maio de 2023, pesquisadores e ativistas se reunirão na Câmara Municipal de Campinas no Seminário Uso Medicinal da Cannabis. A iniciativa é do mandato da vereadora Paolla Miguel, líder da bancada do Partido dos Trabalhadores da casa legislativa.

A vereadora propõe a criação do Programa Municipal de Uso de Cannabis para Fins Medicinais, visando o fornecimento gratuito aos medicamentos derivados da Cannabis para doenças que são comprovadamente eficazes, como epilepsia, TEA, esclerose, doença de Alzheimer, fibromialgia, entre outras. Também é de sua autoria o PL 115/2022, esse para fomentar estudos e incentivar o desenvolvimento de pesquisas sobre os usos farmacêuticos, medicinais e industriais da cannabis e do cânhamo industrial – matéria que já recebeu parecer favorável da Comissão de Justiça e Legalidade.

As inscrições nas mesas-redondas podem ser feitas no site da Câmara Municipal, com direito a certificado de participação.

Na quarta-feira, 17 de maio, às 16 horas, será lançada a Frente Parlamentar pela Cannabis Medicinal e Cânhamo Industrial, com a intenção de acompanhar as legislações sobre o tema, inclusive os impactos da Lei 17618/23, sancionada pelo governador Tarcísio de Freitas, inclusive comentada recentemente na publicação A Bula, do Centro Acadêmico de Farmácia da Unicamp.

A Frente é composta pelos vereadores Carlinhos Camelô (PSB), Carmo Luiz (PODEMOS), Cecílio Santos (PT), Edison Ribeiro (União Brasil), Felipe Marchesi (PSB), Guida Calixto (PT), Gustavo Petta (PCdoB), Higor Diego (REPUBLICANOS), Jair da Farmácia (Solidariedade), Luiz Cirilo (PSDB), Mariana Conti (PSOL), Marrom Cunha (Solidariedade), Paulo Bufalo (PSOL), Paulo Gaspar (Novo), Permínio Monteiro (PSB), Rubens Gás (União Brasil), Zé Carlos (PSB). 

Em seguida, a abertura, com o tema O lugar da cannabis medicinal na agenda municipal terá o farmacêutico Glauco Santos e o Prof. Dr. Luis Fernando Tófoli, da FCM/Unicamp e do Laboratório de Estudos Interdisciplinares sobre Psicoativos — LEIPSI.

Na quinta-feira, 18 de maio, a programação segue com duas mesas redondas. Às 16 horas, o Prof. Dr. José Luiz da Costa, da FCF, participa da mesa-redonda Evidências científicas da cannabis e sistema endocanabinoide: potencialidades e formação na Medicina, junto com o Dr. Vinicius Barbosa, do Núcleo de Cannabis Medicinal do Hospital Sírio-Libanês, a Drª Elaine Nunes, da SBEC, e do Dr. Paulo Fleury.

Às 19 horas, as discussões seguem na mesa-redonda O papel da sociedade e da Universidade na efetivação das políticas públicas, com Marta Fontenele, Angela Aboin, Maria Carolina de Pádua Pinto, Paulo Cardoso Zomignani e João Felipe Agostini, da Liga de Ciências Canábicas e Psicodélicas da Unicamp.

Finalmente, na sexta-feira, 19 de maio, haverá outras duas mesas-redondas, às 16 horas e às 19 horas: Cannabis e Farmácia Viva: aspectos regulatórios e o lugar na medicina, com Francyelly Damas, Renata Monteiro, Roberta Souza e João Perfeito; e Direito à saúde e democratização do acesso à cannabis, com Vitor Ceribino, Lih Vitória, Marcos Gonçalves, Gabi Dainzei e Enor Machado de Morais.