Akila Lara de Oliveira, doutora em Farmacologia pela Unicamp, foi a vencedora do Prêmio CAPES de Tese 2024 na área Ciências Biológicas II. Ele é autora da tese de doutorado Efeito do metilglioxal na função miccional em camundongos: estudo funcional e molecular, que desenvolveu sob orientação do Prof. Dr. Edson Antunes.
O trabalho foi defendido em novembro de 2023. Atualmente, Akila é pós-doutoranda no Laboratório de Farmacologia do Trato Urogenital e Inflamação, no Departamento de Medicina Translacional – Área de Farmacologia da Faculdade de Ciências Médicas, onde dá continuidade aos estudos relacionados à disfunção da bexiga diabética, condição que afeta mais da metade dos pacientes diagnosticados com diabetes mellitus.
A Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unicamp faz parte da trajetória acadêmica de Akila. Em 2017, ela ingressou na primeira turma do curso de Mestrado, logo depois de se formar médica veterinária pela Universidade de Sorocaba. Orientada pela Drª Ana Lúcia Tasca Gois Ruiz, defendeu a primeira dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas, em julho de 2019.
Durante sua formação na pós-graduação na Unicamp, Akila atuou no Programa de Estágio Docente da FCF em diversas disciplinas do curso de graduação em Farmácia, como Metodologia e Informação Científica, Farmacoepidemiologia, Saúde Coletiva nas Ciências Farmacêuticas, Laboratório Clínico I, Biologia Molecular, e Plantas Medicinais e Tóxicas, tendo atendido mais de duzentos estudantes de graduação. Entre suas experiências mais recentes relacionadas ao ensino, está a apresentação do trabalho Curricularização da extensão na graduação em farmácia: experiência em saúde coletiva no IX Congresso de Extensão em Cultura da UFABC, em coautoria com a doutoranda Vanessa Gomes Lima e a Profª Drª Taís Freire Galvão.
Leia mais: Publicado o resultado final do Prêmio CAPES de Tese 2024
Leia mais: Unicamp conquista quatro prêmios Capes de Tese 2024 e cinco menções honrosas