Em 5 de maio é celebrado o Dia Nacional do Uso de Racional de Medicamentos, que surgiu por iniciativa do movimento estudantil de Farmácia na virada do século. A data tem o objetivo de promover a discussão junto à população brasileira sobre os riscos à saúde causado pela automedicação e a importância da utilização correta dos medicamentos, de acordo com a orientação de profissionais de saúde.

Neste ano, a convite da vereadora de Araraquara Fabi Virgilio (Partido dos Trabalhadores), a professora Elisdete Santos, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unicamp, participará da audiência pública Práticas educativas para a promoção do Uso Racional de Medicamentos no município de Araraquara. Ela ministrará a palestra Estratégias para promoção do Uso Racional de Medicamentos na mesa-redonda “Como prover o Uso Racional de Medicamentos por meio da Educação?”.

A atividade — organizada por diversas entidades, como o Laboratório de Pesquisa em Ensino e Serviços de Saúde da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Goiás, o Centro Acadêmico de Ciências Farmacêuticas e o Núcleo de Atenção Farmacêutica da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp / câmpus de Araraquara — terá início às 14h30 e será transmitida pelo canal do YouTube da Câmara Municipal de Araraquara, no Facebook e também na TV Câmara de Araraquara.

Na mesma data, às 19h, o CACIF/Unesp também organiza a roda de conversa Inserção Política do Movimento Estudantil de Farmácia na Elaboração de Políticas Públicas, que tratará, entre outros temas, da reestruturação da Executiva Nacional de Estudantes de Farmácia — ENEFAR. A atividade terá participação da professora Nathalie Dewulf, das fundadoras da Campanha sobre o Uso Racional de Medicamentos, em 1999.

Artigo anteriorEPTV relembra papel da Unicamp nos estudos sobre vírus Zika; FCF é destaque
Próximo artigo30 de maio: DiGest promove workshop sobre DoHaD e disbiose gestacional