Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas
Cristina Wöhlke Vendruscolo
Mapeamento das alegações em produtos cosméticos de grau 2: Entendendo o Conhecimento dos Dermatologistas Brasileiros – Proposta de guia de orientação
Auditório da FCF
Presidente
Profª Drª Gislaine Ricci Leonardi — FCF/ Unicamp
Membros titulares
Prof. Dr. Hélio Amante Miot — FMB / UNESP
Prof. Dr. Leonardo Régis Leira Pereira — FCFRP / USP
Profª Drª Andrea Fernandes Eloy da Costa França — FCM / Unicamp
Prof. Dr. Marcelo Polacow Bisson — FCF/ Unicamp
Membros suplentes
Prof. Dr. Marlus Chorilli — FCAR / Unesp
Profª Drª Gabriela Corrêa Carvalho — FACFAN / UFMS
Prof. Dr. André Rolim Baby — FCF /USP
Resumo
Este trabalho explora a importância dos cosméticos de grau II para dermatologistas brasileiros e a relevância das informações nas embalagens desses produtos. No Brasil, um dos maiores mercados globais de cosméticos, torna-se de suma importância fornecer orientações precisas nos rótulos dos produtos para que os profissionais de saúde tenham clareza sobre as informações contidas nos mesmos.
O estudo teve como objetivo desenvolver um guia de orientação para dermatologistas brasileiros, a partir da interpretação deles diante dos rótulos dos cosméticos. Para isso, foram mapeadas as informações em 110 produtos do mercado brasileiro das categorias anti-idade, cuidados faciais, corporais e proteção solar, selecionados com base na representatividade no mercado e indicação nos consultórios.
Na sequência, foram entrevistados 118 dermatologistas para identificar o grau de entendimento das informações nos rótulos, destacando a necessidade de clareza e regulamentação. Por fim, o estudo propõe um guia sobre as informações técnicas frequentemente encontradas nos rótulos, esclarecendo aspectos relacionados à origem, segurança e eficácia dos ingredientes.
Este trabalho disponibiliza um recurso importante para a prática dermatológica brasileira, promovendo decisões fundamentadas e seguras na recomendação de cosméticos. Em meio à crescente complexidade e diversidade do mercado, assegura-se a proteção e o bem-estar dos pacientes, reforçando o compromisso com a eficácia e a segurança em cada escolha clínica.