Estudante Especial

Estudantes especiais são os que se matriculam em uma ou mais disciplinas do Programa de Pós-Graduação de forma isolada, bastando para isso serem portadores de diploma de curso superior.

A admissão de alunos especiais depende da disponibilidade de vagas nas disciplinas.

Para maiores informações, consulte a Instrução Normativa CPG nº 02/2021 que disciplina a admissão de alunos especiais para cursar disciplinas isoladas da Pós-Graduação.

Matrícula

A Faculdade de Ciências Farmacêuticas não solicita pré-inscrição de Estudante Especial. Caso o professor responsável pela disciplina deseje a autorização prévia e justificativa do aluno interessado, essa informação constará na divulgação da disciplina oferecida.

Para fazer a solicitação de matrícula como estudante especial, siga o procedimento a seguir:

Inicialmente, você deve ter em mãos os documentos: RG ou CRNM, CPF, CEP residencial e nesse computador uma foto recente já digitalizada e, se você não é aluno regular ou ex-aluno da Unicamp, os documentos comprobatórios da sua formação, também já digitalizados.

Para realizar a sua inscrição online, você deverá digitar os seus dados e carregar arquivo eletrônico com sua fotografia em formato 3×4 e JPG.

Se você NÃO é graduado pela Unicamp ou participante do Programa Integrado de Formação (PIF) com orientador cadastrado, você deverá carregar também um ou mais arquivos eletrônicos com o documento comprobatório de sua formação acadêmica — diploma (frente e verso) ou certificado de conclusão, assinado e carimbado pela Instituição ou com código de autenticidade.

Se a documentação tiver sido produzida no exterior, carregar também os arquivos eletrônicos contendo legalização e tradução juramentada do documento (consulte: Documentos produzidos no exterior).

Ao final desse processo, você deverá aguardar a atuação da Coordenadoria do curso no sistema, lembrando que sua matrícula estará condicionada à existência de vagas e à aprovação pelas Coordenadorias responsáveis, as quais você já deverá ter procurado para orientar-se sobre os procedimentos de Pré-inscrição como Estudante Especial.

O resultado de seu pedido será encaminhado ao e-mail informado na ficha de inscrição, mesmo em caso de indeferimento.

O upload dos documentos exigidos no ato da inscrição online não o isentará de apresentar os originais caso seja convocado pela Diretoria Acadêmica, após o período de matrícula previsto no calendário escolar. O não atendimento da convocação implicará no cancelamento da matrícula realizada.

Caso venha a ser matriculado, os documentos carregados serão mantidos no sistema para inscrições futuras.

Caso venha a se tornar aluno regular da Unicamp, você perderá a condição de Estudante Especial e poderá pedir o aproveitamento da(s) disciplina(s) cursada(s) com aprovação, desde que sejam exigidas pelo currículo pleno do seu curso.


Na 1ª etapa, você cadastrará seu Login e senha. 

Acesse a página da Diretoria Acadêmica da Unicamp no período de preenchimento de ficha de inscrição.

O acesso ao Sistema de Gestão Acadêmica — Ingresso (Sistema Eletrônico de Inscrição para Matrícula em Disciplinas Isoladas como Estudante Especial) é feito com login e senha. Caso já tenha cadastro, utilize-o. É possível recuperar a senha em “Lembrar senha”.

Clique em “Inscrições” e em seguida em “Estudante Especial”.

Na nova janela, clique em “Nova inscrição” e em “Avançar”.

Na 2ª etapa, você deverá selecionar o período de inscrição e o nível – se Graduação, Mestrado Profissional ou Pós-Graduação.

Na 3ª etapa, você deverá digitar os seus dados e carregar um arquivo eletrônico com sua fotografia e documentos comprobatórios de sua formação, incluindo a consularização e a tradução juramentada dos mesmos quando for o caso.

Se você já teve alguma inscrição realizada ou é aluno regular ou graduado pela Unicamp, os dados existentes serão exibidos automaticamente. Verifique se estão corretos, complete e atualize se necessário.

Selecione o período letivo correspondente, preencha todos os dados em “Dados Pessoais”, “Endereço”, “Formação Acadêmica” e “Justificativa”. Na aba “Disciplinas”, utilize o(s) código(s) das disciplinas e a(s) turma(s), de acordo com os documentos publicados nesta página, em ordem de prioridade.

Clique em “Salvar inscrição”. Em “Imprimir inscrição”, será gerado um formulário em PDF, com o código de sua inscrição.

Clique em “sair da inscrição”.

Se a inscrição não estiver completa, não será possível aceitá-lo(a) e você ficará sem matrícula.


Para EDITAR sua inscrição, ainda no período de inscrições, incluindo ou excluindo alguma disciplina, basta acessar o sistema novamente, clicar em “Inscrições” e em “Estudante especial”. Selecione a linha de inscrição, clique no lápis, proceda à aba “Disciplinas” e faça a edição, não se esquecendo de salvar a alteração.

Para EXCLUIR a inscrição, ainda no período de inscrições, basta acessar o sistema novamente, clicar em “Inscrições” e em “Estudante especial”. Selecione a linha de inscrição (ao lado dos ícones de lápis e impressora) e clique em “Excluir selecionadas”.

 

Desistência de Matrícula em disciplina

Na  impossibilidade de completar as atividades de uma disciplina, o  Estudante Especial poderá solicitar sua desistência. A desistência só é permitida uma  única vez na mesma disciplina. Para solicitá-la, o Estudante Especial deve, nos prazos estabelecidos no Calendário Escolar, acessar o SIGA – Sistema de Gestão Acadêmica, no menu Matrícula > Desistência de Matrícula Estudante Especial.

No caso da Pós-Graduação, a solicitação de Desistência só será efetivada após a autorização da Coordenação de Pós-Graduação. Por isso, a Secretaria de Pós-Graduação deve ser informada pelo e-mail seccpg@fcf.unicamp.br. Uma vez efetivado, o cancelamento da matrícula em disciplina constará do Histórico Escolar do aluno na Unicamp.

Observações

  • Não será confirmada a matrícula de alunos de graduação de outras instituições de ensino que não fizerem a inclusão do diploma/certificado de conclusão do curso superior;
  • Estudantes especiais aceitos devem assistir as aulas da(s) disciplina(s) para as quais pretendem confirmar a matrícula desde o início do semestre letivo;