Estágios

Os estágios realizados pelos alunos do curso de Farmácia são coordenados pela Comissão de Estágios, subordinada diretamente à Comissão de Graduação, com o objetivo de estabelecer procedimentos e normas e de prestar apoio ao aluno nesse atividade.

Membros da Comissão de Estágio (conforme Portaria Interna FCF- 21/2020): 

Prof. Dr. Paulo Cesar Pires Rosa – Presidente

Profa. Dra. Alexandra Christine Helena Frankland Sawaya – Representante Docente

Dra. Ana Lúcia Tasca Gois Ruiz – Representante Pesquisadores

Larissa Lopes – Representante Discente Titular

Blenda Fernanda Tavares da Silva – Representante Discente Suplente

 Orientações Gerais

1º Passo

Busca ativa do aluno pela vaga de estágio

Quais as diferenças entre o Estágio Obrigatório e o Estágio Não Obrigatório?

  •  Estágio Obrigatório: é uma atividade obrigatória do curso do aluno, ou seja, o aluno é obrigado a realizar essa modalidade de estágio para conclusão do curso. Nessa modalidade de estágio a Unidade Concedente não é obrigada a conceder qualquer benefício para o estagiário (bolsa auxílio, auxílio-transporte, seguro, etc).
  • Estágio Não Obrigatório: definido como uma atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória (§2º do art. 2º da Lei nº 11.788/2008) na qual o aluno não é obrigado a realizar para a conclusão do curso. Nessa modalidade de estágio a empresa é obrigada a conceder bolsa auxílio ou outra forma de contraprestação, além do auxílio transporte e do seguro em nome do estagiário. O estágio não obrigatório, também conhecido como estágio remunerado, poderá ser realizado a partir de 40% do curso concluído (Resolução GR 38/2008 – Art. 5º – item III) ou a partir do percentual definido pelas Coordenadorias dos Cursos de Graduação da Unicamp. O SAE – Programa de Estágios e Empregos – disponibiliza às empresas concedentes e agentes de integração, o acesso ao Sistema de Estágios, onde é realizado o cadastro e emissão de termo de compromisso de estágio e termos de convênio. Para essa modalidade de estágio, as unidades concedentes, bem como os agentes de integração, deverão recolher à Unicamp a taxa prevista nas Deliberações CAD A-05 e A-06 de 2003.

2º Passo

Matrícula na disciplina equivalente

As matrículas nas disciplinas de estágio exigem a atribuição de turma.

Para se matricular o aluno deve solicitar a atribuição de turma nos links abaixo (dentro do período de matrícula e de alteração de matrícula):

1ª semestre: https://forms.gle/iza6azQfF75QoCFZ9

2º semestre: https://forms.gle/154HDp4vjFifdEiL8

férias de verão: https://forms.gle/8vNY5jFZxBREwoFw8

*verificar se a disciplina de estágio está sendo oferecida no semestre solicitado.

Após receber a atribuição de turma da Comissão de Estágios, realizar a matrícula na disciplina e turma determinadas.

3º Passo

Termo de compromisso

O estágio só poderá ser iniciado com o termo de compromisso, que deverá ser produzido no sistema do SAE.

Quando o aluno ou empresa conseguem cadastrar o estágio?

Somente a partir da data em que o SAE recebe os relatórios de matrícula do 1º período letivo ou do 2º período letivo da DAC (mesma data em que a DAC divulga os relatórios de matrícula do 1º período letivo ou do 2º período letivo na WEB) – verificar calendário DAC.

Tutorial para cadastro do aluno no sistema SAE: https://www.sae.unicamp.br/saewiki/index.php/Cadastro_no_Sistema_-_Aluno

Tutorial para Cadastro do estágio pelo aluno (estágio obrigatório):

https://www.sae.unicamp.br/saewiki/index.php/Est%C3%A1gio_Obrigat%C3%B3rio_-_Aluno

Tutorial para Cadastro do estágio pela empresa (estágio não obrigatório):

https://www.sae.unicamp.br/saewiki/index.php/Cadastro_no_Sistema_-_Empresa

Apenas é possível cadastrar estágios com 30 horas, para alterar para 40 é necessário a solicitação para o SAE através do e-mail estagios@sae.unicamp.br

O atendimento aos e-mails ao SAE ocorre em até 2(dois) dias úteis; caso seja necessário retorno com mais informações este prazo pode se estender.

Para agilizar o atendimento às solicitações de alteração de carga horária de estágios de Farmácia de trinta para quarenta horas semanais, já no primeiro e-mail, é necessário informar:

RA:

CNPJ da empresa:

Período de vigência do estágio (data de início e fim):

Dias e horários da semana que realizará o estágio, sem minutos (por exemplo: segunda a sexta-feira, das 8h às 16h; terça-feira,  das 8h às 16h)

Condições de estágio: horário de almoço, se houver.

A partir de realizadas as alterações, a proposta de estágio deverá ser novamente avaliada pela Coordenação de Curso em até dois dias úteis. Só depois de aprovada pela Coordenação de Curso o Termo de Compromisso ou Aditivo poderão ser gerados no Sistema do SAE.

Na aba “Acompanhamento de Estágio”, a(o) aluna(o) pode ver em detalhes o seu histórico de estágios, no Sistema de Estágios e Empregos Online. Nesse campo é possível conferir o status do estágio (pendente, aprovado, negado, terminado, rescindido, prorrogado…), a vigência do contrato, se o Termo de Compromisso foi recebido, ver condições e plano de estágio, informações do supervisor, e pendências, entre outras informações.

4ª Passo

Iniciar o estágio.

Enviar para o email: estagios@fcf.unicamp.br o termo de compromisso digitalizado

Seguir as orientações do SAE para seguimento na documentação do termo.

5º Passo

Finalizar o estágio.

Enviar para o email: estagios@fcf.unicamp.br o relatório final digitalizado ao final do período letivo para que a documentação possa ser encaminhada para o docente responsável e a disciplina seja validada.

Não entregar a documentação no prazo acarreta a reprovação na disciplina.

As normas e orientações necessárias para essa atividade estão relacionadas em diversos documentos, que orientam a realização de cada uma das etapas.

Veja mais em: 

Regulamento

Perguntas frequentes de estágios (FAQ)

Relatório Final de Atividades 

SAE – Serviço de Apoio ao Estudante

Folder SAE – O que preciso saber?

CONTATO

Área acadêmica

Telefone: (19) 3521-8133

estagios@fcf.unicamp.br