Defesas

Prazos

Para solicitação de defesa de dissertação ou tese, o(a) aluno(a) deverá ter cumprido o tempo mínimo de curso, todos créditos em disciplinas, e ter sido aprovado(a) no exame de qualificação (tendo, para isso, comprovado a proficiência em língua inglesa e cumprido as autorizações éticas).

A defesa pode ser realizada até o último dia útil do mês de integralização no curso, observando a antecedência de 60 dias para sua solicitação. Consulte o prazo de integralização no Fluxo de Dissertações/Teses no Sistema de Gestão Acadêmica.

Religamento para defesa

De acordo com o artigo 15 do Regimento Geral dos Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu e Lato Sensu da Universidade Estadual de Campinas:

Por solicitação do orientador e após análise da Comissão de Pós Graduação –  CPG, o aluno que teve a matrícula cancelada por prazo de integralização excedido poderá, excepcionalmente, matricular-se uma única vez, exclusivamente para a realização de defesa de dissertação ou tese, que deverá ser feita no prazo de até seis meses após seu religamento, desde que, cumulativamente, preencha os seguintes requisitos: I – tenha concluído todos os créditos; II – tenha sido aprovado em exame(s) de língua(s) estrangeira(s); III – tenha sido aprovado em Exame de Qualificação; IV – tenha concluído a redação da dissertação ou tese, com atestado do orientador de que completou todos os requisitos e está em condições de defesa.

A solicitação de religamento para defesa deve ser feito pelo(a) orientador(a) em formulário próprio, enviado para a Secretaria do Programa de Pós-Graduação, para análise da CPG/FCF.

Formulário de solicitação de religamento para defesa

Auxílio Ponte

A critério do(a) orientador(a), docente da Unicamp, dentro dos limites anuais, pode ser solicitado o Auxílio Ponte, modalidade de auxílio concedida pela Pró-Reitoria de Pesquisa — PRP, por meio do Fundo de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão — FAEPEX, para pós-graduandos que estejam na fase final nos seus trabalhos de Pós-Graduação e sem bolsa vigente, com perspectiva com defesa já estabelecida e é paga em uma única mensalidade, conforme tabela de valores vigente.

Formatação da dissertação/tese

Documento
Instrução Normativa CCPG n° 002/2021Normas sobre o formato das dissertações de mestrado e teses de doutorado

A tese/dissertação deve estar formatada de acordo com o disposto na Instrução Normativa CCPG nº 002/2021. Recomenda-se seguir o modelo de capa, folha de rosto e folha de aprovação.

Modelo de capa, folha de rosto e folha de aprovação

Indicação de membros da Comissão Examinadora

Documentos
Instrução Normativa PRPG nº 01/2021Orientações para composição de comissões examinadoras para defesa de dissertações e teses, de acordo com a Deliberação CONSU-A-10/2015
Instrução Normativa CPG/FCF nº 006/2020Estabelece as diretrizes para indicação de Comissão Examinadora de Teses e Dissertações no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da FCF-Unicamp
Informação CCPG/003/2015Trata da impessoalidade com relação à atividade de orientação e composição de comissão examinadora

Para a indicação dos membros da Comissão Examinadora, deve-se observar as duas instruções normativas supra, garantindo a inexistência de conflito de interesses e o cumprimento das disposições da Instrução Normativa CPG/FCF 06/2020, especialmente aos membros externos não credenciados a um Programa de Pós-Graduação — que deverão possuir produção acadêmica similar à exigida para credenciamento dos orientadores no PPGCF, ou seja, pelo menos três publicações completas no último triênio, sob a forma de artigos internacionais em revistas indexadas com seletiva política editorial, sendo possível considerar um registro de patente equivalente a um deles.

São considerados membros internos:

Comissão Examinadora de Mestrado — docentes, pesquisadores, pesquisadores colaboradores, professores colaboradores, pesquisadores visitantes convidados e pós-doutorandos da FCF; outros docentes credenciados no Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas;

Comissão Examinadora de Doutorado — docentes da Unicamp; pesquisadores, pesquisadores colaboradores, professores colaboradores, pesquisadores visitantes convidados e pós-doutorandos da FCF; outros docentes credenciados no Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas.

Recomenda-se evitar a indicação de recém-doutores da Unicamp como membros de Comissões Examinadoras pelo período mínimo de dois anos após a sua titulação.

Procedimentos

1. Solicitação

O(A) orientador(a) e o(a) aluno(a) devem entrar em contato com todos os membros pretendidos da Comissão Examinadora, internos e externos, titulares e suplentes, para agendar a data e o horário da defesa.

A solicitação de defesa deve ser feita pelo(a) orientador(a) com, no mínimo, 60 dias de antecedência da data pretendida da defesa, em formulário enviado por e-mail à Secretaria de Pós-Graduação — seccpg@fcf.unicamp.br.

A solicitação será incluída na pauta da reunião da CPG subsequente, conforme o Calendário de Reuniões. A Comissão analisará a composição sugerida, aprovando-a ou sugerindo alterações.

Exigência de publicação para defesa

A solicitação de defesa de tese de doutorado deve vir acompanhada por, ao menos, um artigo publicado (número do DOI) ou um manuscrito acompanhado de comprovante de submissão ou carta de aceite em periódico preferencialmente indexado no JCR com fator de impacto maior ou igual a 1.

Caso a tese envolva trabalho experimental de laboratório, o artigo deve estar relacionado às atividades experimentais durante o doutorado.

É desejável que o aluno seja o autor principal (primeiro autor ou dividir a autoria principal).

Solicitação de defesa de mestradoSolicitação de defesa de doutorado

2. Relatório de Verificação de Escrita Original

Documentos
Instrução Normativa CCPG nº 3/2021
Instrução Normativa CPG/FCF n. 001, de 3 de setembro de 2021 — Orienta o tratamento da verificação de plágio em teses e dissertações

O(A) orientador(a) deverá encaminhar o “boneco” da versão final da dissertação/tese para a Biblioteca da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp — atendbib@unicamp.br —, com cópia para a Secretaria de Pós-Graduação — seccpg@fcf.unicamp.br:

Formato tradicionalFormato alternativo

Devem ser enviados dois arquivos em Word:

1) arquivo com todos os elementos pré-textuais até o sumário + referências bibliográficas
2) um arquivo com resumo, abstract, todos os outros elementos do desenvolvimento do trabalho + anexos e apêndices
Mantenha no arquivo Word todos os artigos não publicados;
Para artigos publicados, mantenha apenas a página de referência do artigo

A Biblioteca providenciará a verificação de similaridade no software Turnitin e emitirá, em até três dias úteis, um parecer sobre o resultado obtido e o encaminhará para o(a) orientador(a) com cópia para a Secretaria de Pós-Graduação. 

3. Agendamento

Após a aprovação da CPG/FCF e a emissão do parecer da Biblioteca, com até 40 dias de antecedência da data da defesa, o(a) pós-graduando(a) deve formalizar a solicitação da defesa no Fluxo de Dissertações/Teses do Sistema de Gestão Acadêmica, informando título da dissertação/tese, resumo/abstract, palavras-chave/keywords, idioma, linha de pesquisa, data, horário, local, relação completa de membros titulares e suplentes da Comissão Examinadora, informações sobre bolsas e expectativa de atuação profissional após a defesa, e fazer o upload da dissertação ou tese.

Caso não encontre o nome de um membro externo no SIGA, será necessário solicitar o cadastro de participante externo. Entre em contato com a Secretaria de Pós-Graduação.

A solicitação passará pela validação da Secretaria de Pós-Graduação, do(a) orientador(a) e da Coordenação do Programa de Pós-Graduação.

Finalmente, a Secretaria de Pós-Graduação emitirá as cartas-convite aos membros da Comissão Examinadora, que deverão ser enviadas aos remetentes pelo pós-graduando junto com cópia do exemplar da dissertação ou tese.

Atenção: Qualquer alteração no agendamento da defesa (data, horário, local, ou ainda desistência de membro titular e a consequente convocação de membro suplente) deve ser comunicada imediatamente à Secretaria do Programa, para emissão de nova documentação.

Defesa em sigilo

Documento
Resolução GR-090/2020, de 31/08/2020Dispõe sobre as defesas de dissertações e teses que envolvem conhecimento passível de ser protegido por direitos de propriedade intelectual

Caso o trabalho final esteja sob sigilo devido a inovação na pesquisa, será necessário comunicar a Secretaria de Pós-Graduação e providenciar o termo de confidencialidade, que deverá ser assinado por todos os membros da Comissão Examinadora e eventuais convidados na sessão de defesa. Leia também sobre comunicação de invenção na página da Agência de Inovação da Unicamp — Inova.

4. Sessão de Defesa

Documento
Instrução Normativa PRPG nº 01/2022Orientações sobre realização de defesas de dissertações e teses

Na sessão pública de defesa, além do aluno, deverá estar presente a maioria dos membros da Comissão Examinadora, incluído o Presidente.

Recomenda-se que o(s) membro(s) externo(s) não residentes na região de Campinas participem por videoconferência (Google Meet).

A documentação (ata e certificados de participação dos membros) será enviada pela Secretaria de Pós-Graduação ao/à Presidente da Comissão Examinadora.

Deve-se observar o protocolo COVID-19, que prevê o uso obrigatório de máscara e apresentação de comprovante vacinal de todos os participantes externos à Unicamp, incluindo convidados — familiares e amigos.

As defesas devem ser realizadas observando os seguintes tempos:

  • Mestrado: apresentação de 30 a 40 minutos, e igual período para a arguição de cada membro da Comissão Examinadora;
  • Doutorado: apresentação de 40 a 60 minutos, e igual período para arguição de cada membro da Comissão Examinadora.

A aprovação será registrada em ata, assinada pelo(a) aluno(a), pelo presidente, pelos membros internos, pelo secretário e pelo coordenador do Programa.

5. Exemplar final da dissertação/tese

A versão final, elaborada de acordo com a Instrução Normativa CCPG n° 002/2021 (vide item Formatação da dissertação/tese, supra), já com a ficha catalográfica, deve ser enviada por e-mail à Secretaria de Pós-Graduação para análise em até sessenta dias após a data da defesa. Após manifestação favorável da Secretaria, o(a) pós-graduando(a) deve fazer o upload da versão final no Fluxo de Dissertações/Teses do Sistema de Gestão Acadêmica.

O arquivo final passa pela validação da Secretaria de Pós-Graduação, do(a) orientador(a) e da Pró-Reitoria de Pós-Graduação. Não havendo pendências, a ata de defesa será homologada pela Comissão Central de Pós-Graduação, o diploma será expedido pela Diretoria Acadêmica e a dissertação/tese será publicada no Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp.