Na ciência, comunicar-se bem é fundamental. Pensando nisso, o Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Unicamp, com apoio da CAPES, por meio do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) Emergencial de Consolidação Estratégica dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu acadêmicos, oferecerá o curso Técnicas de Teatro Aplicadas à Apresentação de Seminários, Aulas e Concursos Acadêmicos, que será ministrado pelo Dr. Rodrigo Pedro Pinto Soares, ator e pesquisador em Saúde Pública do Instituto René Rachou (Fiocruz Minas Gerais).

As aulas teóricas abordarão temas como medo de falar em público, técnicas de relaxamento/aquecimento, postura, voz, presença, relação e proficiência, preparação de apresentações de dissertações, teses, apresentações em congressos e concursos, diferenças entre aula e seminário. As aulas práticas terão foco na apresentação de seminários pelos alunos, avaliação crítica levando em conta voz, postura, presença e relação, por meio de elaboração de vídeos, pitch, improvisos e definição de padrões posturais.

Para melhor compreender os conceitos de relação — habilidade em criar interesse em um público amplo e heterogêneo — e proficiência — capacidade de determinado interlocutor/especialista em dominar o seu assunto específico —, os participantes devem ler o texto Como melhorar as apresentações científicas: uma interface entre as técnicas de artes cênicas e a ciência, de autoria do Dr. Rodrigo.

Em resumo, os exercícios ao longo do curso têm como objetivo melhorar a relação com a apresentação em público, aumentando a capacidade de transmitir os conteúdos relacionados a teses, aulas, seminários e apresentação em congressos e concursos.

Oportunidade única

Este é o primeiro curso voltado para formação de pós-graduandos, visando prepará-los melhor para concursos públicos abordando estratégias importantes que raramente são ensinadas de forma prática na pós-graduação. Além disso, este será o primeiro oferecimento deste curso no estado de São Paulo, que já foi ofertado em diversas instituições e programas de pós-graduação, como IOC, Fiocruz Rio, no PPG Biologia Parasitária, Biologia Celular e Molecular e Medicina Tropical; IGM, Fiocruz Bahia, PPG Patologia; IRR, Fiocruz Minas, PPGs Ciências da Saúde e Saúde Coletiva; ILMD, Fiocruz Amazonas, PPG Biologia da Interação Patógeno-Hospedeiro; UFRJ, PPGs Microbiologia, Imunologia e Inflamação e Biofísica; UFF, PPG Ciência e Biotecnologia; UFOP, PPG Ciências Biológicas; UFMG, PPGs Parasitologia e Análises Clínicas e Toxicológicas, e para os PPGs da UFCA.

O curso será oferecido de 21 a 23 de agosto de 2023, segunda a quarta-feira, no período da tarde (14h às 18h).

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através deste formulário até o dia 19 de julho de 2023.

Os estudantes de pós-graduação em Ciências Farmacêuticas terão a oportunidade de cursá-lo como uma disciplina de 1 crédito (CF046 — Tópicos Especiais em Ciências Farmacêuticas, Turma RPS). As atividades incluem a apresentação de um artigo (de autoria ou não do pós-graduando) e a elaboração de um vídeo para avaliação de critérios relacionados a corpo, voz e presença. A matrícula é de 3 a 19 de julho de 2023.

O curso também é aberto para docentes, pesquisadores e pós-doutorandos da FCF. Excepcionalmente serão admitidos estudantes de graduação que estejam desenvolvendo a iniciação científica, na condição de ouvintes, desde que tenham disponibilidade de acompanhar todo o percurso e sejam indicados por seu orientador.