Pint of Science transforma de “Astronomia” à “Identidade de Gênero” em conversa de bar regada a chope e muita Ciência em Campinas.

Pint of Science transforma de “Astronomia” à “Identidade de Gênero” em conversa de bar regada a chope e muita Ciência em Campinas.
Festival acontece nos dias 14, 15 e 16 de maio; confira a programação

Pint of Science, um dos maiores eventos de divulgação científica no mundo, acontecerá em maio em Campinas, sede do Festival pelo terceiro ano consecutivo. Nos dias 14, 15 e 16 de maio, 6 bares do município receberão pesquisadores para dialogarem com o público sobre diversos temas relacionados a Ciência. 

Quer entender como as fake news (notícias falsas) afetam sua vida e podem manipular eleições presidenciais do país, saber quais são e para que servem os grandes projetos da ciência brasileira como o Sirius e o Pré-sal? Durantes as três noites do evento o público poderá esclarecer dúvidas sobre estes e outros assuntos que estão inseridos em nosso dia a dia, escolhendo os temas que mais lhes despertam a curiosidade e levantam polêmicas, como políticas de descriminalização de drogas, identidade de gênero e machismo, os problemas das grandes cidades x sustentabilidade, mudanças climáticas, o temor e o entusiasmo pela inteligência artificial, raios- cósmicos e os mistérios do Universo.

De Norte a Sul do Brasil – O Pint of Science nasceu em 2013, como uma iniciativa de pesquisadores da Inglaterra, e se expandiu graças a uma rede de voluntários. Neste ano, 21 países promoverão o evento de forma simultânea. 

No Brasil, onde o festival foi realizado pela 1ª vez em 2015, na cidade de São Carlos, o Pint of Science acontecerá em 56 municípios distribuídos pelas cinco regiões e a expectativa é de que 50 mil pessoas compareçam aos bate-papos.

A proposta é apresentar pesquisas recentes nessas e em outras áreas do conhecimento, promover uma discussão sobre os temas, mostrar a beleza e as curiosidades da ciência, além de melhor informar aos participantes sobre como separar o que é Ciência do que é pseudociência. 

Será uma oportunidade de os moradores da cidade de Campinas e região terem conversas descontraídas com os cientistas e entenderem melhor a dinâmica por trás das pesquisas, atrativos que fizeram sucesso nas primeiras edições do evento na cidade e que devem levar aos bares um número ainda maior de interessados em Ciência, Tecnologia e Humanidades.

 “Esperamos atrair em torno de 2.500 pessoas, em 6 bares na cidade, com 18 temas muitíssimo interessantes, com 36 palestrantes no total, para debater, em um ambiente descontraído, mas com muito conteúdo de qualidade, assuntos de extrema relevância social”, diz o Prof. Luiz Carlos Dias, coordenador do evento no município e docente da Unicamp.

Em Campinas, o Pint será realizado pela NuminaLabs, Unicamp e Labjor, conta com o patrocínio da e-Science Unicamp, Editora do Brasil e CIBFar. A organização tem também o apoio da MERCK, CeMEAI, BUCHI, Inct Inofar e Landel Cervejaria. Programação – Ao todo, serão promovidas 36 conversas (18 temas), distribuídas entre os bares Lado BAlzirão Empório e Bar, Vila das Brejas, em Barão Geraldo, Alzirão Empório e Bar, na Barão de Itapura, The Lords Pub, no Cambuí e Tonico’s Boteco, no centro da cidade.

 “Escolhemos temas atuais e que com certeza irão atrair a atenção da comunidade campineira. Lamento não ser onipresente para estar nos 6 bares ao mesmo tempo. Estamos recebendo especialistas de altíssimo nível e destaque nas pesquisas realizadas no país, como Guillerme Estrella, José Roque, Marcelo Knobel, Natalia Pasternak, Paulo Artaxo, Eliezer Barreiro, Luís Fernando Tófoli, Vanderlan Bolzani, Fabiana Barreira, e os divulgadores científicos no YouTube, Pirula e Emílio Garcia. Isso apenas para citar alguns entre os excelentes palestrantes convidados” comenta o Prof. Luiz Carlos Dias.

A programação completa está disponível no site pintofscience.com.br e http://bit.ly/pintcamp e não há necessidade de inscrição. A entrada é gratuita – paga-se apenas o que for consumido nos estabelecimentos – e não há emissão de certificado.

Para a programação completa na cidade de Campinas, acessar: http://pintofscience.com.br/events/campinas

Para informações sobre a Comissão Organizadora do festival Pint of Science em Campinas, acessar: http://pintofscience.com.br/equipe/Campinas

Texto: Isabela Schirato

Fonte: Prof. Luiz Carlos Dias – Coordenador do Festival Pint of Science 2018 em Campinas