IV Workshop em Ciências Farmacêuticas: “Avanços em Drug Delivery e Formulações”

A Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNICAMP apresenta o IV Workshop em Ciências Farmacêuticas, evento que aborda temas atuais na área farmacêutica trazendo profissionais do mercado. Este evento tem como público-alvo graduandos, pós-graduandos e profissionais formados na área de Ciências Farmacêuticas e afins.
No ano de 2020, o Workshop terá como tema central “Avanços em Drug Delivery e Formulações” e acontecerá em formato 100% online e gratuito.
Data: 19/10/2020
Horário: das 9 às 17h
Clique aqui para se inscrever: https://forms.gle/hdnbZMPXr8MBUqhz8
Confira abaixo um breve resumo dos temas das palestras e palestrantes:
Quatro décadas de nanotecnologia farmacêutica: até onde chegamos? (Prof. Dra. Silvia Stanisçuaski Guterres – Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
Profa. Silvia é farmacêutica, professora titular da UFRGS, atua na área de nanotecnologia. Atualmente é Coordenadora de Área da Farmácia na CAPES e membro do Comitê Consultivo de Nanotecnologia e Novos Materiais (CCNANOMAT) do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações.
A apresentação abordará a cronologia da nanotecnologia farmacêutica, com especial atenção ao estado da arte relativo às tecnologias patenteadas, ensaios clínicos em andamento, status regulatórios de acordo com as principais agências sanitárias e exemplos de empresas de base nanotecnológica existentes.
Efflux transporters in the lung (Prof. Dr. Carsten Ehrhardt – Trinity College of Dublin)
Prof. Carsten é farmacêutico, professor na School of Pharmacy and Pharmaceutical Sciences, Trinity College Dublin. Sua área de atuação está focada na entrega de drogas pulmonares, transporte epitelial pulmonar e origem molecular das doenças das vias aéreas.
Praticamente todas as células do corpo estão equipadas com um maquinário de membrana de proteínas transportadoras firmemente regulado. Esta apresentação discutirá a expressão dos membros relevantes da família de transportadores no pulmão e, além disso, destacará o impacto clínico que estes transportadores de efluxo podem ter na função das células pulmonares, desintoxicação e disposição do medicamento.
Penetração de ativos na estrutura capilar: mecanismos e técnicas de avaliação (Ms. Carolina Botelho Lourenço – Symrise AG)
Ms. Carolina é farmacêutica, atualmente é pesquisadora de avaliação de produtos para Hair Care e coordenadora de pesquisa em cabelos na Symrise Aromas e Fragrâncias Ltda. Tem experiência na área de química, com ênfase em química dos produtos naturais, formulações cosméticas, estudos de estabilidade, avaliação da eficácia de fotoprotetores, desodorantes e cabelos.
A penetração de ativos em cabelos é alvo de inúmeras pesquisas tanto em universidades quanto na indústria cosmética. Esta apresentação pretende discutir a penetração de ativos na estrutura capilar, como este evento acontece e as técnicas disponíveis para sua avaliação.
Avanços e perspectivas no desenvolvimento de sistemas nanoestruturados contendo bioativos de origem vegetal (Prof. Dr. Guilherme Diniz Tavares – Universidade Federal de Juiz de Fora)
Prof. Guilherme é farmacêutico, professor Adjunto no Departamento de Ciências Farmacêuticas da Faculdade de Farmácia na Universidade Federal de Juiz de Fora, atua sobretudo no desenvolvimento e caracterização de sistemas nanoestruturados.
A apresentação abordará o estado da arte acerca da nanoestruturação de ativos vegetais, bem como os desafios e estratégias para a encapsulação dessas substâncias visando ao incremento dos parâmetros de estabilidade, segurança e eficácia das mesmas.
Nanotecnologia Farmacêutica (Dr. Samuel Mussi – Aché Laboratórios)
Dr. Samuel é farmacêutico, atualmente é responsável pela pesquisa e desenvolvimento em nanotecnologia no Aché Laboratórios SA, é coordenador do NILE – Nanotechnology Innovation Laboratory Enterprise. Áreas de atuação incluem desenvolvimento farmacotécnico, troubleshooting, transferência de tecnologia, escalonamento, pesquisa de novas tecnologias para aplicação no desenvolvimento de medicamentos, nutracêuticos e dermocosméticos, nanomedicina, nanocarreadores farmacêuticos com direcionamento específico para um local (targeting), multifuncionais e sensíveis à estímulos.
Serão discutidos os principais tipos de nanotecnologias empregadas na área farmacêutica e dermocosmética, com apresentações de cases de produtos disponíveis no mercado. Dentro desse contexto, será apresentado como a indústria farmacêutica nacional está se articulando para a incorporação da nanotecnologia no desenvolvimento de produtos e os desafios para essa aplicação.