Laboratório Multiusuário Centralizado – LMC

O Laboratório Multiusuário Centralizado (LMC) da FCF está localizado no Setor 02 da Unidade. O LMC é uma instalação de 35 m2, que comporta 5 equipamentos de médio e grande porte disponibilizados aos pesquisadores internos e externos à UNICAMP.

São destinados 40% do tempo de uso dos equipamentos para pesquisadores externos à Unidade. Os pesquisadores do Comitê Gestor do LMC e da equipe técnica darão total apoio a todos os usuários quanto à utilização do equipamento.
Majoritariamente (50% do tempo), o equipamento será utilizado nas atividades de pesquisa dos grupos da Unidade.
Nos 10% restantes do tempo, os EMUs são utilizados para treinamento de usuários, bem como para rotinas de manutenção periódica para fins de conservação.

O agendamento dos equipamentos poderá ser feito pela intranet pelos usuários internos à UNICAMP. Para usuários externos, o agendamento será realizado por e-mail para o técnico responsável. Os equipamentos poderão ser agendados por alunos de graduação ou pós-graduação, porém será enviado um e-mail com mensagem de confirmação para o docente/pesquisador responsável.

Regras de Utilização dos Equipamentos Multiusuário – EMUs

a. Os equipamentos adquiridos por meio do projeto EMU/FAPESP serão disponibilizados para o uso da comunidade científica da FCF, de outras unidades da UNICAMP, e outras instituições de ensino e pesquisa do Estado de São Paulo.

b. Os equipamentos estarão disponível para uso durante o horário de funcionamento do Laboratório Multiusuário Centralizado (LMC), localizado no Setor 02 da FCF, das 9:00h às 17:00h, de segunda à sexta-feira, sempre com a presença do técnico responsável pela operação dos EMUs.

c. As solicitações de uso dos EMUs deverão ser apresentadas por um pesquisador responsável e enviadas para o e-mail matheus.borghi@unicamp.br, contendo: dados do solicitante, e-mail, telefone de contato, súmula curricular (modelo FAPESP), resumo do projeto e dados de financiamento.

d. O LMC não fornecerá apoio financeiro e não disponibilizará consumíveis aos usuários. O usuário deverá providenciar o material necessário ao uso do equipamento, em combinação com o técnico responsável.

e. Após a aprovação da proposta de utilização do EMU, o usuário solicitante e a equipe por ele indicada receberá, pela equipe responsável pela operação do EMU, um treinamento de uso do equipamento e das instalações do laboratório. Este treinamento deverá ser agendado pelo e-mail matheus.borghi@unicamp.br. Usuários sem treinamento não poderão utilizar o EMU em nenhuma circunstância.

f. É de responsabilidade dos usuários o salvamento de todos os dados coletados assim que o experimento for concluído. Os arquivos deverão ser salvos em mídia de propriedade do usuário. O LMC não se responsabilizará pelo armazenamento ou análise dos dados.

g. O usuário deverá apresentar agradecimento à FAPESP, citando o número do processo do EMU, em qualquer comunicação científica que venha a ser produzida com os resultados obtidos com o uso dos equipamentos. O Comitê Gestor deverá ser informado sobre a divulgação e, nesta oportunidade, deverão ser apresentados a referência bibliográfica completa da comunicação e o comprovante de apresentação científica dos resultados (e.g., em congressos, simpósios e periódicos). Esse material será utilizado nos relatórios de uso do EMU, enviados periodicamente para a FAPESP.

Equipamentos Multiusuários – EMUs:

EquipamentoLuminex 200 System
CategoriaOutros
Luminex 200 – O sistema Luminex 200 é um analisador compacto que realiza até 100 imunoensaios simultaneamente com beads magnéticas usando quantidades muito pequenas de amostra (25 µL), exigindo, portanto, amostras muito pequenas quando comparado com outras tecnologias de teste. O sistema Luminex® 200″ é uma tecnologia multiplex de alto alcance, que permite a detecção e quantificação rápida e precisa de biomarcadores.
Opera com hardware óptico: Lasers/APDs/PMTs
Tecnologia: Baseado em fluxo
Multiplexação: Até 100 (80 no MagPlex®
microesferas)
Faixa dinâmica: e3,5 logs (RP1)
Tempo de leitura: 96 poços em ~ 45 min
Aplicações: Proteína/ácido nucleico
Laser Repórter: 532 nm (verde)
Análise de dados: xPONENT® basic + software Belysa®
Formato da placa: 96 poços
Pegada (Espaço de Banco Linear, incluindo PC): 115 cm x 60 cm x 50 cm
Peso: 49kg
Pesquisador Responsável:Prof. Dr. Jörg Kobarg
Comitê Gestor:Coordenador: Prof. Dr. Jörg Kobarg (FCF/UNICAMP)
Profa. Dra. Catarina Raposo Dias Carneiro (FCF/UNICAMP)
Dr. Fábio Henrique da Silva (USF)

EquipamentoCitômetro de fluxo de bancada Guava® easyCyte 8HT
CategoriaOutros
Citômetro de fluxo de bancada Guava® easyCyte 8HT – Operam por software intuitivo e é um dos sistemas de bancada mais dinâmicos e flexíveis disponíveis. A linha easyCyte oferece maior sensibilidade e recursos de alto rendimento. O equipamento opera com 2 lasers e 8 parâmetros em um instrumento de bancada, permitindo um alto grau de flexibilidade. Um design inovador de fluídica microcapilar, eliminando o fluido da bainha e reduzindo o fluxo de resíduos. A combinação de tecnologia microcapilar e uma bomba de seringa de deslocamento positivo, que permite a contagem absoluta direta com precisão. Uma interface de software intuitiva, permitindo análise de dados simplificada, incluindo ensaios de saúde celular. Detecção de partículas tão pequenas quanto 0,2 e até 60 µm, facilitando a avaliação de uma ampla variedade de amostras.
Pesquisador Responsável:Prof. Dr. Jörg Kobarg
Comitê Gestor:Coordenador: Prof. Dr. Jörg Kobarg (FCF/UNICAMP)
Profa. Dra. Catarina Raposo Dias Carneiro (FCF/UNICAMP)
Dr. Fábio Henrique da Silva (USF)