Pós-graduandas da FCF conquistam o Desafio Unicamp 2022 na categoria Voto Popular

A equipe NanoSilver venceu o Desafio Unicamp 2022, organizado pela Agência de Inovação da Unicamp — Inova, na categoria Voto Popular.

Formado pelas estudantes de pós-graduação da Faculdade de Ciências Farmacêuticas Érica Mendes dos SantosJúlia Cedran Côco e Luiza Aparecida Luna Silvério, do Laboratório de Farmacotécnica e Cuidado em Saúde — LaFateCS, e Kátia de Pádua Silva, do Laboratório de Farmacologia de Antimicrobianos e Microbiologia — LabFAM, o time teve mentoria acadêmica da Drª Raluca Savu, pesquisadora do Centro de Componentes Semicondutores e Nanotecnologias, e da Profª Drª Ljubica Tasic, do Instituto de Química, credenciada no Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas.

Leia mais: Agro prevalece e emplaca dois vencedores na Final do Desafio Unicamp

Ao longo do processo, a equipe também teve mentorias com Tiago Dias, Vital Yasumaru, Talita da Silva Ferreira, Marcos Vaz e Erik J. Sander, da University of Florida. As pós-graduandas desenvolveram um modelo de negócios para produção e venda de um spray para assepsia das mãos, voltado inicialmente para estabelecimentos como escolas de educação infantil e buffets infantis, com foco na prevenção de acidentes. O saneante, a base de água, utiliza a tecnologia de nanopartículas de prata elaborada na Unicamp, sendo um substituto seguro para o álcool em gel.

O pitch da equipe por ser visto a seguir:

O Desafio Unicamp, que chega à décima segunda edição em 2022, é um programa de desenvolvimento de habilidades empreendedoras com mentorias acadêmicas, empresariais, internacionais, capacitação de Lean Canvas e impacto socioambiental, além de treinamentos de pitch, ao longo de quatro meses. Os finalistas passaram por duas fases de avaliação antes de serem selecionados para apresentar o pitch na final do programa.