FCF participa do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde

Neste ano a FCF inicou sua participação no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde. As residências multiprofissionais e em área profissional da saúde são iniciativas dos Ministérios da Saúde e da Educação, criadas a partir da promulgação da Lei nº 11.129 de 2005 e orientadas pelos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde – SUS a partir das necessidades e realidades locais e regionais.

A residência constitui modalidade de ensino de pós-graduação lato sensu, sob a forma de curso de especialização, caracterizado por ensino em serviço, com carga horária de 60 horas semanais e duração mínima de dois anos, com recebimento de bolsa, abrangendo diversas profissões da saúde.

A Universidade Estadual de Campinas, através da Faculdade de Ciências Médicas, Faculdade de Enfermagem, Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Hospital de Clínicas da Unicamp, Hospital Estadual Sumaré e Hospital da Mulher "Professor Doutor José Aristodemo Pinotti" e em parceria com a Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Campinas, oferece o PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE, nas Áreas de Concentração da Saúde da Criança e do Adolescente e da Saúde do Adulto e Idoso, para enfermeiros, fonoaudiólogos e farmacêuticos, aprovado pela Portaria Conjunta Nº 7, de 27 de novembro de 2012, da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde Ministério da Saúde.

O número de vagas neste ano de 2017, por área, é de 4 para enfermagem, 2 para fonoaudiologia e 2 para farmácia.

Em relação ao processo seletivo para área adulto idoso, farmácia, tivemos no 1º edital a inscrição de 4 candidatos, sendo aprovados 2 candidatos: Vanessa Marcílio de Souza (farmacêutica pela UNICAMP) e Rafael Nishimoto (farmacêutico pela USP/RP).

Em relação ao processo seletivo para área da Criança e do Adolescente / farmácia, tivemos no 1º edital a inscrição de 1 candidato, sendo esta aprovada: Amanda Vieira Ribeiro. Foi realizado um segundo processo e neste tivemos 7 inscritos, sendo aprovada a candidata: Sthefani Schiavon Ferreira.

No dia 02 de março de 2017 tivemos início da residência, onde neste dia de manhã tivemos a apresentação dos coordenadores de área e explicação do conteúdo a ser desenvolvido nestes dois anos. Os residentes iniciaram as atividades nas UBS no dia 06 de março de 2017, onde ficam o ano todo durante a semana das 7h às 18h, exceto as segundas de manhã que temos na UNICAMP discussão de casos.

Os residentes são divididos em grupos e temos no total dois (2) grupos para cada área, que irão desenvolver seus trabalhos em UBS diferentes Participam da residência 4 UBS da região sudoeste: Adulto idoso – Santa Lucia e Vista Alegre; Criança e Adolescente DIC I e DIC III; cada unidade necessita de um (1) docente tutor responsável. Este docente deverá realizar visitas periódicas (quinzenais no mínimo) para discussão, implementação e organizar o trabalho junto a unidade e aos residentes.

Como Coordenadora da residência pela FCF a Profa. DRa. Patricia Moriel, sendo seu suplente o Prof. Dr. Paulo C.P. Rosa.

Atualmente participam como tutores os docentes da FCF: do programa adulto idoso – Profa, Dra Alexandra CHF Sawaya e Profa DRa. Patricia Moriel; criança e adolescente: Prof. Dr. Paulo C.P. Rosa e Profa DRa. Tais F. Galvão.

Os Programas de Residência Multiprofissional em Saúde e em Área Profissional da Saúde da Universidade Estadual de Campinas são vinculados à Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde da Unicamp – COREMU.

Residentes CS Santa Lúcia (farmacêutica Vanessa M. de Souza – 1ª a esquerda) em consultório para atendimento multiprofissional

Residentes CS Vista Alegre (farmacêutico Rafael Nishimoto)

Residentes CS DIC l (FARMACÊUTICA Amanda – a esquerda abaixada)

Residentes CS DIC lll (farmaceutica Stephenie )