Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas
Coordenação
Profª Drª Alexandra Sawaya
Assistente Técnico
Gustavo Teramatsu
Contato
posgraduacao@fcf.unicamp.br
(19) 3521 8125
A Seção FAQ (Frequently Asked Questions) apresenta dúvidas comuns a respeito do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Universidade Estadual de Campinas
Informações para candidatos
Quais cursos são oferecidos?
O Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas oferece os cursos de pós-graduação stricto sensu de Mestrado e Doutorado, que levam à titulação de Mestre/Mestra ou Doutor/Doutora em Ciências, na Área de Fármacos, Medicamentos e Insumos para a Saúde.
Não são oferecidos cursos de especialização (lato sensu).
Qual é a duração dos cursos?
De acordo como o regulamento do programa e o Regimento Geral dos Cursos de Pós-Graduação da Unicamp, o curso de mestrado tem duração de 12 a 30 meses, e o curso de doutorado, de 24 a 60 meses. É comum que o curso de mestrado dure cerca de 24 meses e o de doutorado, 48 meses.
Qual é a carga horária dos cursos?
Para cumprir adequadamente as disciplinas do curso, o candidato deve ter disponibilidade em horário comercial. As disciplinas são oferecidas em horários diversos em cada semestre, inclusive de maneira concentrada. Para o mestrado, é necessário cumprir 12 créditos em disciplinas, o equivalente a 180 horas ao longo do curso. No doutorado, são 20 créditos, ou 300 horas. Destes créditos, 4 (ou 60 horas) correspondem às disciplinas obrigatórias CF003 — Seminários Gerais e CF073 — Seminários Gerais II.
É desejável que o aluno participe também de atividades acadêmicas variadas, como defesas de mestrado e doutorado, palestras e eventos científicos. Além disso, o aluno matriculado deve, em acordo com seu orientador, compatibilizar o cronograma previsto para a realização da pesquisa de mestrado ou doutorado com outras atividades profissionais que eventualmente desempenhe.
Quais são os requisitos mínimos e como é o processo seletivo para ingresso nos cursos?
Para ingresso no curso de mestrado, é preciso ter formação superior. Para ingresso no curso de doutorado, é preciso ter o diploma de mestrado ou solicitar o ingresso no doutorado direto. No Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas, estão atualmente matriculados estudantes com diversas formações.
Para ingressar nos cursos de mestrado ou doutorado, é necessário: 1) discutir o projeto de pesquisa com o(a) possível orientador(a), de acordo com as linhas de pesquisa do programa (disponíveis aqui), devendo ter aceita a orientação; e 2) obter aprovação no processo seletivo, que consiste em prova escrita e apresentação e arguição do projeto de pesquisa.
As provas escritas de processos seletivos anteriores estão disponíveis para consulta?
Não.
Quando as inscrições são abertas?
As inscrições são abertas duas vezes por ano, para ingresso no 1º semestre (março) e 2º semestre (agosto) de cada ano. A seguir, consta a previsão de realização de cada etapa dos próximos processos seletivos:
Inscrições | Provas | Matrícula | Início do curso |
---|---|---|---|
novembro 2024 | dezembro 2024 | fevereiro 2025 | março 2025 |
maio 2025 | junho 2025 | julho 2025 | agosto 2025 |
Qual é o valor das inscrições do processo seletivo?
As inscrições são gratuitas.
Qual é o valor das mensalidades dos cursos?
Não há cobrança de mensalidades.
Tenho direito a bolsa de estudos?
O Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas tem disponíveis algumas cotas de bolsas CAPES Demanda Social e CNPq/GM. Desde 2023, as bolsas de mestrado correspondem a até 24 mensalidades de R$2.100,00, e as bolsas de doutorado, a até 48 mensalidades de R$3.100,00.
Para a atribuição de bolsas a novos alunos, são observados a disponibilidade de cotas de bolsa e o resultado no processo seletivo. Por isso, não é possível garantir que todos os estudantes matriculados tenham bolsas de estudo. Por isso, é incentivado que os estudantes, com seus orientadores, submetam proposta de financiamento de projeto de pesquisa para a Fapesp e obter bolsa desta agência de fomento.
Leia também: Pós-Graduação: Dúvidas Frequentes – Unicamp