Pesquisadores e pós-graduandos do Laboratório de Fitoquímica, Farmacologia e Toxicologia Experimental — LAFTex participaram do III Simpósio Internacional em Investigações Químico-Farmacêuticas, realizado na Universidade do Vale do Itajaí — Univali, campus de Itajaí, Santa Catarina.

O evento, cuja temática foi “Desafios de Inovação em Fitomedicamentos”, ocorreu entre os dias 28 e 30 de setembro de 2022, simultaneamente ao I Encontro Ibero-Americano de Plantas Medicinais Dr. Mahabir Gupta e ao I Congresso Luso-Brasileiro de Ciências e Tecnologias em Saúde, com apoio da Universidad de Salamanca e da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Unicamp apoiou a participação de quatro pós-graduandos com recursos financeiros do Programa de Apoio à Pós-Graduação — PROAP, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior — CAPES.

A mestranda Daniele Affonso e a doutoranda Núbia Queiroz, durante o evento

Premiações

Entre os trabalhos do grupo de pesquisa, o pôster Avaliação in vitro dos monoterpenos limoneno, carvona e eucaliptol sobre a migração celular, de autoria da mestranda Daniele Affonso e de suas orientadoras, a pesquisadora Ana Ruiz e a professora titular Mary Ann Foglio, ganhou o prêmio de Menção Honrosa na categoria Mestrado.

A doutoranda em Ciências Médicas Núbia de Cássia Almeida Queiroz, orientada pela professora titular Mary Ann Foglio, recebeu o 2º Prêmio Jovem Pesquisador Univali — Grupo A pelo trabalho desenvolvido com o título Avaliação do gel de Arrabidaea chica (Humb & Bonpl) Verlot para tratar mucosite oral em pacientes portadores de doenças onco-hematológicas: protocolo estudo clínico.

Ao todo, foram apresentados apresentados seis trabalhos pelo LAFTex:

TrabalhoAutores
ANÁLISE QUÍMICA E BIOLÓGICA DO EXTRATO BRUTO DE FRIDERICIA CHICA L. E COENCAPSULAÇÃO COM TOCOTRIENOL 70% UTILIZANDO PEG-PCLAilane S. Freitas, Ilza M. O. Sousa, André M. Lopes, Luan S. D. Rabelo, Mayra G. Biccigo, Kaio Buglio, Daniele D. Affonso, João E. de Carvalho, Ana L. T. G. Ruiz e Mary Ann Foglio
AVALIAÇÃO DE TEOR DE FENÓLICOS, FLAVONÓIDES E ATIVIDADE ANTIOXIDANTE DO RESÍDUO LIOFILIZADO DA PRODUÇÃO ORGÂNICA E HIDROPÔNICA DA FRAGARIA SPPMayra G. Biccigo, Camila S. Soares, Ilza Maria de O. Sousa, Luan S. D. Rabelo, Ailane S. Freitas, Kaio Eduardo Buglio, Mary Ann Foglio
AVALIAÇÃO DO GEL DE ARRABIDAEA CHICA (HUMB & BONPL) VERLOT PARA TRATAR MUCOSITE ORAL EM PACIENTES PORTADORES DE DOENÇAS ONCO-HEMATOLÓGICAS: PROTOCOLO ESTUDO CLÍNICONúbia de Cássia Almeida Queiroz, Aline S Jamel, Ilza Maria de Oliveira Souza, Erich V de Paula, Afonso C Vigorito, Cleber N Alexandre, Carmen P Lima, João E de Carvalho, Mary ann Foglio
AVALIAÇÃO DO EXTRATO AQUOSO DE FRIDERICIA CHICA (BONPL) L.G. LOHMANN MICROEMCAPSULADOLuan S. D. Rabelo, Ilza M. Oliveira Sousa, Ailane S. Freitas, Jhéssica K. C. Frota, Mayra G. Biccigo, Vitória R.G.F. Muniz, Marcos R. Mafra e Mary Ann Foglio
AVALIAÇÃO IN VITRO DOS MONOTERPENOS LIMONENO, CARVONA E EUCALIPTOL SOBRE A MIGRAÇÃO CELULARDaniele D. Affonso, Ana Lucia. T. G. Ruiz, Mary Ann Foglio
MENTHA AQUATICA ESSENTIAL OIL – INFLUENCE ON IN VITRO CELL MIGRATIONLucia E. O. Braga, Gisele G. da Silva, Ilza M. O. Souza, Mary Ann Foglio, Ana Lucia Tasca Gois Ruiz