A Congregação da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade Estadual de Campinas, reunida na 81ª Sessão Ordinária de Congregação, em 11 de abril de 2025, manifesta seu apoio à continuidade da gestão do Hospital Estadual Sumaré (HES) pela Unicamp.

O HES, administrado pela Unicamp desde sua inauguração em 2000, atende uma população superior a 1 milhão de habitantes nos municípios de Americana, Hortolândia, Monte Mor, Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré. Reconhecido nacionalmente pela qualidade dos serviços prestados, foi eleito o Melhor Hospital Público do Brasil em 2022. Esse padrão de excelência decorre da integração entre assistência, ensino e pesquisa, garantida pela atuação de docentes, médicos residentes e estudantes da Unicamp em diversas
especialidades.

Além de ser um pilar fundamental para o atendimento via Sistema Único de Saúde (SUS), o HES desempenha um papel essencial na formação de profissionais da saúde. Sua infraestrutura e atividades acadêmicas são indispensáveis para a construção curricular de diversos cursos da Unicamp, assegurando a qualidade da educação médica e farmacêutica.

Diante disso, a FCF reafirma seu compromisso com a defesa do ensino e da saúde públicos de excelência e apoia a manutenção do HES sob a gestão da Unicamp, em benefício da população e da formação profissional de qualidade.

Artigo anterior(Atualização 07/04/2025) Edital de Concursos Públicos
Próximo artigoEvento na Unicamp em parceria com o CRF-SP discutirá regulamentação de produtos de cannabis para fins medicinais no Brasil