Richarlison: gols dentro e fora de campo

Talvez essa Copa fora de época tenha vindo a calhar. Uma Copa do Mundo pós-eleições conturbadas que dividiram o Brasil, não de uma forma saudável, mas muitas vezes com ódio e agressões. Esse evento pode causar um conforto entre a população e assim todos voltarem a ter orgulho de nossa bandeira e de nossas cores verde e amarela.

O futebol sempre foi um fenômeno muito potente em criar um senso de coletividade e pertencimento simbólico a algo em comum: a identidade de ser brasileiro. O futebol é um produto cultural de massa em nosso país e talvez esta Copa será uma boa oportunidade de olhar para a frente e fazer seguir o jogo.

Sabemos como vocês, jogadores, influenciam mudanças políticas, econômicas, sociológicas e antropológicas em nosso País, e saber que Richarlison é um defensor da ciência, das vacinas acalenta nossos corações. Neste contexto, a Universidade e a Ciência nunca tiveram um protagonismo junto ao futebol. Apesar de termos muita ciência envolvida na qualidade e preparo físico dos atletas, a influência do futebol sobre a população no sentido de enxergar a ciência nunca foi uma pauta discutida.

A FCF/Unicamp gostaria de agradecer ao jogador de nossa seleção, Richarlison, o qual teve um destaque importante na primeira partida da copa do mundo, eleito o melhor jogador em campo e com um gol seguindo o cálculo da perfeição. O destaque dele em jogo fez com que vários canais de mídia, importantes para a divulgação da ciência para a população em geral, mostrassem a importância da visão de um jogador em relação à ciência. Richarlison foi o primeiro embaixador de um programa criado pela Universidade de São Paulo para desenvolver mais pesquisas sobre a Covid-19. Reconhecemos o seu importante papel.

Acreditamos que esta ação seja um começo para mais parcerias vitoriosas. Juntar futebol educação e ciência poderá trazer no futuro uma melhoria para o Brasil. Richarlison, que suas ações sejam recorrentes em relação ao campo da ciência e em prol das pesquisas nas universidade públicas de nosso País.

A FCF/Unicamp agradece mais uma vez o seu protagonismo e estamos à disposição para recebê-lo e apresentar nossos projetos e resultados, que têm beneficiado a população brasileira. Você já é um vitorioso. Desejamos que suas ações, seu jogo e sua alegria possam nos unir e dar um futuro melhor ao nosso povo.

Fonte da Imagem: Reprodução/Instagram/@richarlison