25 de março: Há dez anos, Conselho Universitário da Unicamp criava a FCF

O percurso para a criação da unidade de ensino e pesquisa mais jovem da Unicamp, que completa hoje dez anos

Texto: Gustavo Teramatsu

Em 1999, o Prof. Dr. João Alexandre Ferreira da Rocha Pereira, então diretor do Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas — CPQBA criou uma comissão para elaboração de uma proposta de criação do curso de graduação em Farmácia e da transformação daquele centro de pesquisas criado em 1986 e localizado em Paulínia, no bairro do Betel, em uma Faculdade de Ciências Farmacêuticas. A comissão organizou diversas discussões que envolviam os pesquisadores lá reunidos. Naquele momento, contudo, nenhuma faculdade ou instituto da Unicamp demonstrou interesse em sediar o curso.

A primeira proposta foi encaminhada ao Conselho Universitário da Unicamp e foi acolhida com 6 votos contrários e 7 abstenções, na 72ª Sessão Ordinária, de 29 de maio de 2001 [pauta | ata].

Duas semanas depois, foi designada uma Comissão de Especialistas (Prof. Dr. Octávio Henrique de Oliveira Pavan (IB/Unicamp), Mario José Abdalla Saad (FCM/Unicamp), Glaucia Maria Pastore (FEA/Unicamp), Marcos Nogueira Eberlin (IQ/Unicamp) e Sérgio Henrique Ferreira (1934-2016) (USP / Ribeirão Preto) que, em agosto daquele ano, emitiu pareceres favoráveis tanto à criação do curso quanto à instalação da Faculdade.

As discussões sobre a grade curricular do novo curso avançaram no ano de 2002, envolvendo docentes do Instituto de Biologia, do Instituto de Química e da Faculdade de Ciências Médicas. Com a expansão de cursos e vagas em cursos superiores garantida com recursos do Governo do Estado, surgiu o interesse em acolher o novo curso. Assim, a Congregação do Instituto de Biologia foi expressamente contra a criação de uma nova Faculdade, reivindicando a ampliação de seu próprio espaço físico. Haveria “uma falsa expectativa de que estivesse sendo criada simultaneamente uma Faculdade de Farmácia, com o que o IB não concorda no momento”.

Em novembro, o Prof. Dr. José Luiz Boldrini, pró-reitor de Graduação, constituiu Comissão para elaboração da proposta curricular, composta pelos Profs. Drs. Sigisfredo Luis Brenelli (FCM), João Ernesto de Carvalho (CPQBA), Fernando Antonio Santos Coelho (IQ), Carlos Roque Duarte Correia (IB), Emilio Carlos Elias Bacarat (FCM), Gun Birgitta Bergsten Mendes (FCM), Aureo Tatsumi Yamada (IB) e Fernanda Ramos Gadelha (IB).

A Congregação da Faculdade de Ciências Médicas, em dezembro de 2002, considerou “desejável que a Coordenação [do curso de Farmácia] fique sob a responsabilidade da Faculdade de Ciências Médicas”.

O Conselho Universitário, em 5ª Sessão Extraordinária realizada de 17 de dezembro de 2002 [pauta | ata], aprovou com 55 votos favoráveis e 5 contrários a proposta de criação do curso de graduação em Farmácia, com 40 vagas em período integral.

A coordenação pro-tempore do novo curso foi assumida pelo Prof. Dr. Aureo Tatsumi Yamada, sendo a vice-coordenadora a Profª Drª Gun Birgitta Bergsten Mendes. A composição da comissão de graduação, em um sistema de rodízio anual, foi aprovada em setembro de 2003. Em 2007, o rodízio passou a ser bianual. Foram coordenadores de curso nesse período os professores Aureo Tatsumi Yamada (IB), Nelci Fenalti Höehr (FCM), Carlos Roque Duarte Correia (IQ), Hernandes Faustino de Carvalho (IB), Stephen Hyslop (FCM), Carlos Roque Duarte Correia (IQ), em segundo mandato, e Elaine Minatel (IB).

O primeiro catálogo do curso, de 2004, pode ser consultado na página da Diretoria Acadêmica.

As discussões sobre a criação da FCF foram retomadas no início de 2011, quando um grupo de trabalho foi indicado pela Pró-Reitoria de Graduação – Gil Guerra Junior (FCM), Paulo Mazzafera (IB), Celso Aparecido Bertran (IQ) e Ivo Milton Raimundo Junior (CPQBA), que elaborou um “relatório de análise da viabilidade de criação da Faculdade de Farmácia” em maio daquele ano.

A proposta de criação da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, apoiada pelo CPQBA, pela FCM, pelo IB e pelo IQ, foi encaminhada ao Conselho Universitário em novembro de 2012 e discutida na 130ª Sessão Ordinária [ata]. Em seguida, foi indicada uma comissão de especialistas composta pelos professores Liliane Maria Ferrareso Lona (FEQ), Jacks Jorge Junior (FOP), Elizabeth Igne Ferreira (FCF / USP), Adriana Zerlotti Mercadante (FEA) e acadêmico Gustavo Hiroaki Shimizu (IB), que emitiu um parecer apenas um ano depois, em novembro de 2013.

O assunto voltou ao CONSU na 136ª Sessão Ordinária, de 25 de março de 2014, e a criação da FCF foi finalmente aprovada com 60 votos favoráveis e um voto contrário, o do conselheiro Léo Pini Magalhães (FEEC): “Votei contrariamente à aprovação, no momento, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, por entender que um primeiro passo deveria contemplar a criação de um departamento para que o atual curso, já exitoso academicamente, se fortalecesse administrativamente para, então, se for o caso, passar a ter uma estrutura de faculdade. A estrutura departamental já possibilitaria dar uma maior unidade às ações atuais congregando alunos, docentes e laboratórios em uma estrutura física única. Os diversos argumentos favoráveis à criação imediata da Faculdade mostrou nossa dificuldade no item gestão universitária”.

Os documentos da aprovação estão relacionados a seguir:

Farmácia presente na reunião do CONSU de 25 de março de 2014: estudantes da turma 2011: Mariana Cristina da Silva, Washington Roberto da Silva Neto, Louise Lacalendola Tundisi, Profª Elaine Minatel (então coordenadora do curso de Farmácia), Juliana Pastorello Pereira, Natali Carletti Araujo, Alessandra Valéria de Sousa Faria (representante discente da Comissão de Graduação) e Profª Mary Ann Foglio

O diretor pró-tempore foi o Prof. Dr. João Ernesto de Carvalho, sendo a primeira diretora associada pró-tempore a Profª Drª Célia Regina Garlipp, da FCM. O Prof. Dr. João Ernesto de Carvalho foi eleito diretor em 2016, junto com seu diretor associado Prof. Dr. Rodrigo Ramos Catharino. Em 2020, foram eleitos o diretor Prof. Dr. Rodrigo Ramos Catharino e a diretora associada Profª Drª Priscila Gava Mazzola. Em 2024, a FCF elegerá novos diretores.

A FCF iniciou suas atividades administrativas em uma sala no Ciclo Básico II. Desde 2017, ocupa a sede atual, à Rua Candido Portinari, 200, onde funcionava o Instituto de Geociências.

Já sob a institucionalidade da FCF, o curso de graduação teve as seguintes coordenações: Profª Drª Wanda Pereira Almeida e Profª Drª Patricia Moriel; Profª Drª Priscila Gava Mazzola e Profª Drª Laura de Oliveira Nascimento; Profª Drª Karina Cogo Müller e Prof. Dr. Daniel Fabio Kawano; e a atual, Profª Drª Wanda Pereira Almeida e Prof. Dr. Paulo Cesar Pires Rosa.

As atividades de pós-graduação tiveram início em 2017, quando o Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas foi autorizado pela CAPES. O Prof. Dr. Jörg Kobarg foi o primeiro coordenador de Pós-Graduação. O atual coordenador é o Prof. Dr. Marcelo Lancellotti. Em setembro de 2020, o Programa de Pós-Graduação em Biociências e Tecnologia de Produtos Bioativos, então sediado do IB, foi incorporado ao Programa de Pós-Graduação da FCF. Desde então, a FCF formou 38 mestres(as) e 27 doutores(as).

Foram coordenadores de Pesquisa e Extensão o Prof. Dr. Rodrigo Ramos Catharino, a Profª Drª Mary Ann Foglio e a Profª Drª Gislaine Ricci Leonardi. No segundo semestre de 2022, as duas comissões foram separadas, passando a Profª Drª Gislaine Ricci Leonardi a ser a coordenadora de pesquisa da FCF e a Profª Drª Catarina Raposo Dias Carneiro, coordenadora de extensão.

A FCF, ao completar dez anos, apresenta os seguintes números: 18 servidores docentes, 21 servidores não-docentes, 266 estudantes de graduação, 45 estudantes de mestrado, 48 estudantes de doutorado, 8 pós-doutorandos, 4 pesquisadores e professores colaboradores, 16 laboratórios de pesquisa e 1 biotério de experimentação.