FÁRMACOS ANTICÂNCER: DO PRODUTO NATURAL ATÉ A CLÍNICA

FÁRMACOS ANTICÂNCER: DO 

PRODUTO NATURAL ATÉ A CLÍNICA

 

A Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da Unicamp e a Rede Iberoamericana de Investigação em Câncer – da genômica ao controle (RIBECÂNCER) promovem, de 15 a 19 de junho, no Anfiteatro do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Unicamp, o III Workshop Internacional “Descoberta e desenvolvimento de fármacos anticâncer: do produto natural até a clínica”, sob a direção e a coordenação dos professores João Ernesto de Carvalho (FCF-CPQBA/Unicamp), Arturo San Feliciano (USAL, Salamanca, Espanha),  e Valdir Cequinel Filho (Univali-SC). Inscrições para participação no evento podem ser feitas no no link. A abertura do workshop ocorre às 10 horas.

O evento contará com 18 sessões teóricas divididas em três módulos temáticos principais, estruturados de maneira a tratar de forma sequencial e integrada diversos aspectos relacionados com:

1 – O desenvolvimento histórico e os produtos naturais como ponto de partida para a obtenção de novos fármacos antineoplásicos; 

2 – As  metodologias modernas envolvendo o desenho de fármacos e o estudo das interações moleculares; 

3 – As metodologias para avaliação da atividade e  da eficácia antineoplásica, a identificação dos alvos farmacológicos, os mecanismos de ação, os estudos de toxicidade, os mecanismos de resistência e as estratégias terapêuticas gerais e específicas frente ao câncer. 

A configuração do workshop inclui uma oficina de prática de informática, com três sessões de trabalho individual e coletivo em rede e uma sessão de avaliação do evento.

As palestras serão em português ou espanhol, acompanhadas de apresentações em espanhol, português e inglês, as quais serão disponibilizadas em PDF aos participantes. 

A RIBECÂNCER – É uma rede temática internacional da Área da Saúde do Programa Iberoamericano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento (CYTED), plataforma que promove o suporte à cooperação multilateral em ciência e tecnologia, orientada à transferência de conhecimentos, experiências, informações, resultados e tecnologias entre os países Ibero-americanos.