Defesa de Tese de Doutorado — Nedy Ramirez Lizcano

maio 10 @ 14:00 - 18:00

Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas

Nedy Ramirez Lizcano

Controle de biofilmes bacterianos patogênicos associados à acne por ação de óleos essenciais: estudos in vitro

integralmente a distância

Drª Marta Cristina Teixeira Duarte — CPQBA / Unicamp

Membros titulares
Profª Drª Alessandra Gambero — PUC / Campinas
Drª Fabiana Fantinatti Garboggini — CPQBA / Unicamp
Drª Ana Lucia Tasca Gois Ruiz — FCF / Unicamp
Profª Drª Priscilla Barbosa Sales de Albuquerque — UPE

Membros suplentes
Profª Drª Alexandra Christine Helena Frankland Sawaya — FCF / Unicamp
Dr. Adilson Sartoratto — CPQBA / Unicamp
Prof. Dr. Jose Fernando Torres Avila — Universidad Simón Bolívar
Profª Drª Karine Rigon Zimmer — UFCSPA

Resumo
A acne é uma das doenças da pele mais comuns em todo o mundo, com origem multifatorial que afeta as áreas da pele com maior número de folículos sebáceos. Os sintomas da acne envolvem o bloqueio e/ou inflamação das unidades pilossebáceas, causada por hiperqueratose folicular e superprodução de sebo nas glândulas sebáceas, induzida por alterações hormonais. As principais classes de agentes terapêuticos são o uso de retinóides tópicos e sistêmicos, agentes antimicrobianos, medicamentos hormonais sistêmicos, terapias alternativas e em casos graves a cirurgia. A incidência bacteriana dificulta o tratamento pela resistência aos antimicrobianos e a produção de fatores de virulência como a formação de biofilmes. Diante deste panorama, a busca por compostos naturais que possam gerar novos produtos com o potencial de controlar biofilmes patogênicos vem se intensificando. Dentre as fontes naturais promissoras destes compostos encontram-se os óleos essenciais (OEs) produtos do metabolismo secundário das plantas. Assim, o presente projeto teve por objetivo a avaliação in vitro da atividade antibacteriana de 21 óleos essenciais contra os patógenos Propionibacterium acnes ATCC 6919, Staphylococcus aureus ATCC 6538 e Staphylococcus epidermidis ATCC 12228, com o objetivo de desenvolver um produto fitoterápico para o tratamento da acne. A ação dos óleos foi avaliada através da determinação da Concentração Mínima Inibitória (MIC) e Concentração Mínima Bactericida (MBC). Do total de OEs testados, 17 mostraram atividade contra os patógenos alvo nas concentrações de 0,125mg/mL a 2,0 mg/mL; 15 foram ativos contra P. acnes; 9 contra S. aureus; 9 contra S. epidermidis e 6 contra as três bactérias. Os OEs de Cymbopogon martinii e Eugenia uniflora foram escolhidos por sua capacidade bactericida, enquanto o OE de Varronia curassavica foi selecionado por sua ação anti-inflamatória para compor uma blenda (BOE). A BOE foi testada contra as espécies alvo quanto à capacidade de inibição e erradicação do biofilme e mostrou porcentagens de inibição superiores ao antibiótico padrão para S. aureus e S. epidermidis. Em relação a erradicação, foram obtidas porcentagem superiores às do antibiótico padrão para as três espécies alvo. A ação da BOE foi também avaliada por Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV). A composição química dos OEs selecionados foi determinada por Cromatografia a Gás Acoplada a Espectrometria de Massas (CG-EM), enquanto sua capacidade citotóxica foi avaliada pelo ensaio de MTT para duas linhagens celulares (queratinócitos humanos HaCat e fibroblastos murinos 3T3-L1). A BOE foi usada para a elaboração de uma formulação tipo hidrogel para uso tópico e testada quanto à estabilidade acelerada, não apresentando mudanças significativas em relação a suas características físico-químicas. A formulação proposta no presente trabalho mostrou ser um produto natural viável para o tratamento da acne, podendo também ser usada como auxiliar nos tratamentos com antimicrobianos convencionais. Testes complementares deverão ser realizados para aprovação de seu uso in vivo.

Data:
maio 10