Para interessados em aprender sobre técnicas de biologia molecular utilizadas para fins diagnósticos ou que fundamentam tratamentos modernos como uso de anticorpos monoclonais e terapia gênica, a disciplina “Uso de ferramentas de biologia molecular para diagnóstico e terapêutica” tem como objetivo oferecer a base conceitual para o entendimento das principais técnicas de biologia molecular utilizadas em diagnóstico ou terapias.

Na disciplina serão realizadas algumas aulas práticas para demonstração de algumas ferramentas básicas de biologia molecular ou análise genética (análise citogenética, análise do micronúcleo, PCR, western blot e imunofluorescência).

Roteiro: Revisão de conceitos relacionados a DNA, RNA e proteínas. Replicação, transcrição e tradução. Organização cromossômica e análise citogenética para diagnóstico. Mutações, polimorfismos e epigenética. Análises de mutações utilizando, PCR, SNPs, RFLP, microarranjo, FISH. Métodos modernos de sequenciamento. CRISPR e splicing alternativo. Métodos de análise de proteínas, como ELISA, Western blot, imunohistoquímica e imunofluorescência e citometria de fluxo.

A disciplina será oferecida às segundas-feiras, no período vespertino (14h às 18h).

COMO PARTICIPAR

São aceitos estudantes especiais, que devem se inscrever até o dia 5 de agosto.

Estudantes regulares da Unicamp poderão se matricular no período de alteração de matrícula, de 3 a 5 de agosto.

FR060 — Tópicos Especiais em Ciências Farmacêuticas VI
Turma A

Informações
✉️ graduacao@fcf.unicamp.br