Leia mais: Pró-Reitoria de Graduação apresenta estudo para criação de novos cursos

A recomendação do curso noturno de Farmácia foi discutida na sessão do Conselho Universitário da Unicamp no último dia 3 de dezembro, após Relatório Final da Comissão Especial constituída para priorizar as propostas de criação de novos cursos de graduação da Unicamp, composta pelo pró-reitor de graduação Ivan Felizardo Contrera Toro, e pelos professores Célio Hiratuka, do IE, Dirceu Noriler, da FEQ, Marcio Cataia, do IG, e Roberta Cunha Matheus Rodrigues, da FEnf, com auxílio da professora Milena Fernandes de Oliveira, assessora da Pró-Reitoria de Graduação da Unicamp.

Segundo o Relatório:

O curso de Farmácia da FCF-Unicamp, oferecido em período integral é reconhecido como um dos melhores cursos de Farmácia do Brasil. A avaliação externa feita pelo ENADE e Guia do Estudante indicou conceito 5 e 5 estrelas para este curso, respectivamente. Com base no conhecimento adquirido e nível de maturidade e qualidade do Bacharelado em Farmácia da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unicamp, que é ministrado em período integral desde 2004, o objetivo desta proposta é oferecer 32 vagas para o Bacharelado em Farmácia no período noturno.

No Estado de São Paulo existem 253 cursos de Farmácia, porém apenas 155 vagas são oferecidas em Instituições públicas: USP-São Paulo, Unesp-Araraquara e Unifesp. É importante destacar que a procura pelo nosso curso diurno é bem elevada, a julgar pela relação candidato-vaga dos últimos vestibulares realizados (24 candidatos por vaga). Acreditamos que para muitos estudantes que se interessam pela área e gostariam de ter a formação superior em Farmácia, o curso integral é de difícil acesso, uma vez que muitos precisam ter um trabalho remunerado, geralmente desenvolvido no período diurno. O curso noturno seria uma ótima opção para estes candidatos. Serão necessários somente 5 docentes e serão criadas 32 vagas no vestibular.

A apresentação pode ser vista a seguir:

A proposta de criação do curso noturno de Farmácia na Unicamp avançará no ano de 2025.