Defesas

Para solicitação de defesa de dissertação ou tese, o aluno deverá ter cumprido as seguintes etapas:

I - ter cumprido o tempo mínimo de curso (12 meses para o mestrado e 24 meses para o doutorado);

II - ter cumprido todos os créditos exigidos pelo Programa;

III - ter realizado o exame de proficiência em Língua Inglesa (consultar no histórico escolar ou no SIGA);

IV - ter sido aprovado no exame de qualificação.

 

60 dias de antecedência da data pretendida:

 

1º) O ALUNO deve preencher e enviar a Declaração de Ética no sistema SIGA/DAC, que será validado pelo ORIENTADOR e Secretaria (sem esta etapa concluída não será possível inserir a Defesa). Para orientações, consulte o Ofício Circular PRPG nº 001/2019

 

2º) ALUNO e ORIENTADOR deverão entrar em contato com todos os membros da banca, inclusive suplentes internos e externos para agendamento da data e horário da defesa, preencher o formulário de Solicitação de Defesa e encaminhar para o email seccpg@fcf.unicamp.br , que providenciará a inclusão da solicitação na pauta da próxima reunião da CPG, que analisará a sugestão dos nomes para composição da banca. 

Para orientações quanto a escolha dos membros da banca, consulte a Instrução Normativa CPG nº 06/2020 - Regras para composição de Bancas Avaliativas 

 

Para preenchimento:

Formulário de Solicitação de Banca de Dissertação de Mestrado

Formulário de Solicitação de Banca de Tese de Doutorado

 

Atenção: Qualquer alteração de membro na composição da banca avaliativa deve ser comunicada à Secretaria do Programa, independente da etapa da defesa.

 

3º) O ORIENTADOR deverá encaminhar o “boneco” da versão final da dissertação ou tese para a Biblioteca da FCM via email atendbib@unicamp.br , com cópia para seccpg@fcf.unicamp.br. A biblioteca providenciará a submissão do trabalho no software Turnitin, que fará a verificação de similaridade e prevenção de plágio e, após emitirá, em até 03 dias úteis, um parecer sobre o resultado obtido e o encaminhará para o orientador com cópia para a Secretaria do Programa. 

Formato do envio do arquivo para a Biblioteca:

 

  • trabalhos tradicionais:  envie o arquivo finalizado dividido em dois: 

 1º: com todos os elementos pré-textuais até sumário e as referências bibliográficas

 2º: com resumo, abstract, todos os outros elementos do desenvolvimento do trabalho e anexos e apêndices. 

 

  • trabalhos alternativos:
  • Mantenha no arquivo todos os artigos não publicados;
  • Para artigos publicados, mantenha apenas a página de referência do artigo.

 

Para maiores informações sobre esse procedimento, consulte a Instrução Normativa CPG nº 001/2021 e a Instrução Normativa CCPG 003/2021

Caso queira conhecer mais sobre o sistema Turnitin, consulte http://www.sbu.unicamp.br/sbu/turnitin/

 

4º) Para os alunos de doutorado, apresentar para a Secretaria do Programa a submissão do manuscrito do artigo completo enviado ao periódico com carta de recebimento/comprovante de aceite.

  1. Caso a tese envolva trabalho experimental de laboratório, o artigo deve estar relacionado com as atividades experimentais realizadas constantes na tese. É desejável que o aluno seja o autor principal (1º autor ou dividir a autoria principal);
  2. Preferencialmente, o periódico em questão deverá ser indexado no JCR e possuir fator de impacto maior ou igual a 1.

 

40 dias de antecedência da data da defesa:

  • Formalizar a solicitação de defesa no sistema SIGA/DAC, informando todos os dados da defesa constantes no formulário de solicitação de banca de defesa já aprovados pela CPG, e realizar o upload da versão final da dissertação ou tese;
  • O orientador, a secretaria do Programa e o Coordenador farão a aprovação da solicitação de defesa e a Secretaria emitirá as cartas-convites aos membros da banca.

 

No dia da defesa: 

O aluno realizará a defesa dentro do seguinte tempo:

- Mestrado: 30 a 40 minutos para a apresentação do aluno e igual período para a arguição de cada membro da banca.

- Doutorado: 40 a 60 minutos para apresentação do aluno e igual período para arguição de cada membro da banca.

 

Após a defesa:

O aluno deverá providenciar as correções sugeridas pela banca avaliativa e realizar o upload da versão final da dissertação ou tese no sistema SIGA no máximo em até 60 dias após a data da defesa.

O aluno deverá providenciar a confecção da Ficha Catalográfica junto a Biblioteca - http://www.sbu.unicamp.br/sbu/elaboracao-de-ficha-catalografica/

 

Quanto a formatação e apresentação da versão final

A formatação do trabalho deve ser rigorosamente seguida em TODOS os detalhes. Após o upload da versão final no sistema SIGA/DAC, a Secretaria do Programa fará a conferência da Ficha Catalográfica e, estando correta, encaminhará para aprovação da PRPG que fará a conferência da formatação do trabalho. Não havendo conformidade, o trabalho retornará para correções pelo aluno a quantidade de vezes necessárias até que esteja em conformidade com as regras vigentes. Dessa forma, é necessário atenção nessa etapa a fim de evitar retrabalho a todas as instâncias envolvidas.

As instruções estão contidas na Informação CCPG nº 002/2021

Observação: Caso o aluno tenha sido bolsista pela Capes, na página de agradecimentos deve constar em parágrafo único a frase "O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) – Código de Financiamento 001".

 

Demais consultas:

- Modelo da página de visibilidade da Banca Examinadora (página 04 da versão final da dissertação/tese

- Regimento Geral do Programa de Pós-Graduação - Deliberação CONSU-A-010_2015 

- Calendário de Reuniões da CPG/FCF - https://www.fcf.unicamp.br/pt-br/institucional/organizacao-administrativa/reunioes

 

ATENÇÃO:

  1. Defesas realizadas em tempo de pandemia de COVID-19, no formato virtual, deverão ser organizadas pelo aluno e o link da sala virtual encaminhado aos membros da banca. É recomendável a gravação da defesa pelo aluno.
  2. Defesas realizadas no formato presencial, quando permitidas, o aluno deverá solicitar com antecedência de 60 dias, no momento do preenchimento do formulário de solicitação de defesa, a reserva de uma sala pela Secretaria de Pós-Graduação.
  3. Caso o trabalho final esteja sob sigilo devido a inovação na pesquisa, será necessário providenciar o Termo de Sigilo a ser utilizado durante as etapas da defesa, que deve ser assinado pela banca examinadora e por todos os presentes no dia da defesa, de modo que a mesma não seja considerada uma anterioridade a um eventual pedido de patente que venha a ser requerido nos meses seguintes. 

 

As informações, bem como o modelo do termo, estão disponíveis no site da Inova: https://www.inova.unicamp.br/legislacao/  (Acessar o item tese em sigilo).

Caso a estratégia do aluno seja seguir com um pedido de patente, sugerimos que, além de assinar o termo de sigilo, seja enviado uma comunicação de invenção à Inova no momento oportuno (saiba mais no link: https://www.inova.unicamp.br/comunicacao-de-invencao/ ).