PET-Saúde/GraduaSUS


O PET-Saúde/GraduaSUS é uma iniciativa voltada ao fortalecimento das ações de integração ensino-serviço-comunidade por meio de atividades que envolvam o ensino, a pesquisa e extensão universitária, bem como a participação social.

Trata-se de um compromisso firmado entre a Secretaria Municipal de Saúde e a UNICAMP para que os projetos selecionados através deste edital sejam efetivamente implementados.

Em 2016 a Faculdade de Ciências Farmacêuticas foi contemplada pela primeira vez por este edital através do projeto “Promovendo mudanças curriculares que impactem na qualificação do processo de integração serviço-comunidade e na formação profissional”. As atividades deste projeto incluem a elaboração de disciplina e estágio na atenção básica. Além da FCF, a Faculdade de Enfermagem e a Faculdade de Ciências Médicas (com projetos nos cursos de Fonoaudiologia e Medicina) também foram contempladas. O objetivo geral da proposta aprovada é promover mudanças nos currículos dos cursos de graduação, a fim de aproxima-los do Sistema Único de Saúde (SUS).

As estratégias de implantação serão planejadas levando em consideração as particularidades dos cursos envolvidos através de atividades individuais e em equipes multiprofissionais.

As equipes de cada curso serão compostas docentes, estudantes de graduação e preceptores (trabalhadores do SUS) bolsistas, além de voluntários que desejarem contribuir.

Para saber mais sobre o programa: http://portalms.saude.gov.br/component/content/article/674-assuntos/trabalho-e-educacao-na-saude/40522-pet-saude

A equipe da FCF é coordenada pelas Profs. Taís Freire Galvão e Karina Cogo Müller e conta ainda com cinco preceptoras, sendo quatro farmacêuticas e uma enfermeira, todas profissionais dos serviços de saúde.

Interessados em colaborar e obter mais informações podem entrar em contato através do e-mail petsus@fcf.unicamp.br.