Laboratórios de Pesquisa

Além dos laboratórios de pesquisa instalados na Unidade, a Faculdade de Ciências Farmacêuticas conta com laboratórios situados na Faculdade de Ciências Médicas, Instituto de Biologia, Instituto de Química e Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas, unidades nas quais alguns de nossos docentes estão sediados fisicamente.

Laboratório Innovare de Biomarcadores

Docente: Prof. Dr. Rodrigo Ramos Catharino

Localização: FCM - Núcleo de Medicina e Cirurgia Experimental - FCM-15 - telefone: (19) 3521-9138

O Laboratório desenvolve pesquisas em utilização e criação de novas ferramentas " Omicas" para elucidação de biomarcadores em matéria prima, processos de produção e produto acabado de alimentos, medicamentos e cosméticos, além da elucidação de marcadores para diagnóstico e tratamento de doenças.

Laboratório de Farmacotécnica e Farmácia Clínica

Docentes: Profa. Dra. Priscila Gava Mazzola e Profa. Dra. Patrícia Moriel

Localização: FCM - Bloco FCM-11 - telefone: (19)3521-7486

O LAFFAC - Laboratório de Farmacotécnica e Farmácia Clínica, realiza pesquisas em nanomedicina, farmacotécnica, tecnologia farmacêutica e biotecnologia, focado no desenvolvimento de produtos e processos  de formulações tópicas e de medicamentos. Sempre em busca de aprimoramento e inovação na entrega do medicamento. Desde a obtenção do ativo, desenvolvimento da forma farmacêutica e aplicação do ativo na formulação. Na área de farmácia clínica, acompanhamento farmacoterapêutico e farmacovigilância são realizados estudos em conjunto com o Hospital de Clínicas e o Hospital da Mulher - Caism, que colaboram com o uso seguro e racional da terapia medicamentosa,  contribuindo na qualidade de vida, manejo de toxicidade, prognóstico e permite aventar a possibilidade de tratamentos individualizados para os pacientes. Atualmente pesquisas envolvendo a medicina personalizada (farmacogenética, farmacogenômica e epigenética) é um dos focos para um melhor tratamento medicamentoso. Nesta linha o LAFFAC tem atuado em pesquisas de detecção de biomarcadores de eventos adversos aos medicamentos focando na detecçao de polimorfismos, microRNA e biomoléculas oxidadas.

Laboratório de Biotecnologia

Docente: Prof. Dr. Marcelo Lancellotti

Localização: Faculdade de Ciências Farmacêuticas - FCF

Rua Cândido Portinari, 200.

Em uma área total de aproximadamente 50 m² localizado na Faculdade de Ciências Farmacêuticas com áreas correlatas de  Biologia Molecular de microrganismos (englobando Genômica, metagenômica, bioinformática),  além de produção, desenvolvimento e aumento de escala de Vacinas bacterianas e virais. Para isso, uma equipe multidisciplinar que tramita entre a construção de mutantes knock-out bacterianos e virais,  no estudo de meningites bacterianas e  cultura celular de linhagens tumorais e não tumorais. Transita também nas áreas aplicadas à nanobiotecnologia, recombinação bacteriana e viral (escape vacinal), mimetismo de barreiras corpóreas humanas como pele e barreira hemato-encefálica.

Laboratório de Tecnologia Farmacêutica

Docente: Profa. Dra. Laura de Oliveira Nascimento

Localização: Faculdade de Ciências Farmacêuticas - FCF

Rua Cândido Portinari, 200.

O Laboratório de Tecnologia Farmacêutica (LATEF) estuda, desenvolve, caracteriza e escalona formulações farmacêuticas inovadoras para veiculação de fármacos e biomoléculas. O foco atual incide em formas farmacêuticas baseadas em nanoestruturas, wafers bucais e cápsulas liofilizadas; os fármacos estudados têm ação antimicrobiana, antiparasitária, anestésica ou antitumoral. Nosso objetivo é contribuir com o conhecimento físico-químico e mecanístico dos carreadores, além de propiciar sua aplicação em medicamentos mais eficientes, seguros e adequados a população alvo.

Laboratório de Insumos e Medicamentos

Docente: Prof. Dr. Paulo Cesar Pires Rosa

Localização: FCM - Departamento de Farmacologia - telefone: (19) 3521-8585

Este laboratório desenvolve pesquisa em desenvolvimento e validação de métodos, estudo de pré-formulação, controle de qualidade e estudo de estabilidade de medicamentos, avaliação da atividade biológica de insumos naturais e sintéticos.

Laboratório de Química de Produtos Naturais

Localização: CPQBA - telefone: (19) 2139-2875 /2876

O laboratório está localizado no CPQBA, onde continuará sendo feito o desenvolvimento de pesquisas com produtos naturais bioativos em três abordagens: triagem de extratos para identificação de compostos ativos avaliados em modelos in vitro e in vivo; padronização de insumos, com o estabelecimento de parâmetros importantes para produzir medicamentos fitoterápicos que atendam aos pré-requisitos de segurança, eficácia e reprodutibilidade; desenvolvimento de métodos para produção de princípios ativos, estudos de estabilidade e validação de processos de extração e analises analíticas. Desenvolve também pesquisas nas áreas de microencapsulação, nanopartículas e desenvolvimento de polímeros adesivos (filmes).

Laboratório de Farmacologia e Toxicologia

O professor João Ernesto de Carvalho, orientador da dissertação, e a farmacêutica Luciana Jankowsky: objetivo é chegar a uma substância que mate as células tumorais, mas conserve as saudáveis (Foto: Antoninho Perri)

Docente: Prof. Dr. João Ernesto de Carvalho

Localização: CPQBA - telefone: 19-2139-2875/ 2876

Neste Labotatório, também sediado no CPQBA em uma área de 600m², ccontinuará sendo realizado o desenvolvimento de pesquisas de atividade farmacológica em modelos de câncer, inflamação, nocicepção, úlcera, mucosite e cicatrização. Realiza também avaliação toxicológica de fitoterápicos, produtos domissanitários, alimentos, medicamentos e agrotóxicos, além de assessoria para registro de produtos farmacêuticos e de alimentos funcionais.

Laboratório de Sinalização em Câncer

Docente: Prof. Dr. Jörg Kobarg

Localização: IB - Depto. de Bioquímica e Biologia Tecidual - telefone: 19-3521-1443

Estudo da função e estrutura de proteínas reguladoras em vias de sinalização envolvidas em câncer. Identificação e caracterização de novas proteínas alvos de terapia e diagnóstico em câncer. Desenvolvimento de bioensaios in vitro e in vivo para triagem de compostos inibitórios naturais e sintéticos contra proteínas cinases alvos. Identificação e caracterização funcional de interações entre proteínas. Estudo da regulação do cíclo celular e da resposta a danos de DNA. Num projeto temático da Fapesp recém aprovado (vigência 2017-2022), o foco específico são as 11 proteínas cinases da família Nek humanas. Pretendemos caracterizar suas funções em células normais e cancerígenas com ênfase no ciclo celular e na resposta a danos de DNA, além de explorar essas cinases como alvos terapêuticos em câncer. Usamos como principais métodos: clonagem, expressão e purificação de proteínas recombinantes, Western blot, imunohistoquímica, microscopia confocal, proteômica, interactoma, fosfoproteoma, citometria de fluxo, cultivo de células, transfecção, estudos estruturais de proteínas, mutagênese, caracterização da localização sub-celular de proteínas, ensaios in vitro e in vivo de cinases, knock down da expressão (iRNA), nocaute gênico, entre outros.

Laboratório de Desenvolvimento de Fármacos e Medicamentos

Docente: Profa. Dra. Wanda Pereira Almeida

Localização: IQ - sala D-47 - telefone: 19-3521-3016

No laboratório são desenvolvidas pesquisas relacionadas ao planejamento, síntese e avaliação de substâncias que sejam potenciais candidatas a fármacos para tratamento da Doença de Alzheimer. Os compostos selecionados são avaliados quanto ao seu efeito de inibição da acetilcolinesterase, da agregação do peptídeo β-amiloide e efeito anti-oxidante. Incluem-se compostos de origem natural. Estudos mecanísticos de reações químicas via espectrometria de massas também são desenvolvidos.

Laboratório de Toxicologia Analítica

Docente: Prof. Dr. José Luiz da Costa

Localização: Centro de Informação e Assistência Toxicológica, Hospital de Clínicas (bloco F3) - telefone: (19) 3521-7232

O Laboratório de Toxicologia Analítica (LTA) possui como objeto principal de estudo o diagnóstico laboratorial de intoxicações causadas por drogas de abuso, medicamentos, praguicidas, solventes orgânicos e animais peçonhentos (toxinologia). Nele são realizadas pesquisas relacionadas ao desenvolvimento e validação de métodos para análises toxicológicas de emergência e forense, em matrizes diversas (sangue, urina, saliva, cabelo, tecidos), utilizando técnicas analíticas de ponta. O LTA realiza ainda análises toxicológicas de pacientes atendidos no Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Campinas (CIATox-Campinas).