Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Defesa de Tese de Doutorado — Thayná Mendonça Avelino

28 28America/Sao_Paulo abril 28America/Sao_Paulo 2023 @ 09:00 - 13:00

Thayná Mendonça Avelino

Desenvolvimento e validação de esferoides miméticos de tecido adiposo: uma nova abordagem para estudo da obesidade

Local: Anfiteatro da Comissão de Pós-Graduação / Faculdade de Ciências Médicas (prédio FCM-06 — Rua Tessália Vieira de Camargo 126)

Presidente
Drª Ana Carolina Migliorini Figueira

Membros titulares
Prof. Dr. Carlos Henrique Grossi Sponton — IB / Unicamp
Profª Drª Carmen Veríssima Ferreira Helder — IB / Unicamp
Profª Drª Karen Cristiane Martinez de Moraes — IB / Unesp
Dr. Bruno Dallagiovanna Muñiz — ICC / Fiocruz

Membros suplentes
Prof. Dr. Danilo Ciccone Miguel — IB / Unicamp
Drª Alessandra Melo de Aguiar — ICC / Fiocruz

Resumo: A obesidade é mundialmente definida como o acúmulo anormal ou excessivo de gordura que pode resultar em diversas comorbidades, é considerada uma condição pandêmica que quase triplicou nos últimos 45 anos. A maioria dos estudos sobre as origens da obesidade utiliza modelos animais ou cultura de células em monocamada de adipócitos para investigar o tecido adiposo. No entanto, além das abordagens de cultura de células em monocamada não recapitularem totalmente a fisiologia de um organismo vivo, há uma necessidade crescente de reduzir ou substituir os animais na pesquisa. Nesse contexto, o desenvolvimento de estruturas auto-organizadas em 3D, como os esferoides e organoides tem fornecido modelos que reproduzem melhor os aspectos in vitro da fisiologia in vivo em comparação com o cultivo celular tradicional.

Os recentes avanços nas tecnologias ômicas nos permitiram caracterizar essas culturas a níveis de proteoma, metaboloma, fatores de transcrição, ligação ao DNA e a níveis transcriptômicos. Essas duas abordagens combinadas, cultura 3D e ômica, forneceram dados mais realistas sobre uma determinada condição. Sendo assim, o presente estudo concentrou-se no desenvolvimento de um pipeline para estudo da obesidade in vitro, incluindo análise proteômica para validar esferoides derivados de adipócitos. Através da combinação de dados de espectrometria de massa coletados de esferoides 3T3-L1 diferenciados e de tecido adiposo branco murino, em ambiente pró inflamatório e normal. Identificamos e quantificamos as proteínas em ambas as amostras.

Por meio de uma análise proteômica abrangente, observamos que o cultivo 3D in vitro de adipócitos diferenciados compartilha importantes vias moleculares com o tecido adiposo real, incluindo a expressão de proteínas envolvidas no processo metabólico central do tecido adiposo. Juntos, nossos resultados mostram uma combinação do desenvolvimento de um método ortogonal para validação de cultivos tridimensionais que os identificou como miméticos do tecido real.

Detalhes

Data:
28 28America/Sao_Paulo abril 28America/Sao_Paulo 2023
Hora:
09:00 - 13:00
Categorias de Evento:
,

Local

Anfiteatro da CPG/FCM
Rua Tessália Vieira de Camargo 126
Campinas, 13083-887
+ Google Map