Depois de uma pausa em 2020 e de uma edição virtual em 2021, o programa Unicamp de Portas Abertas (UPA) volta em 2022 em sua 17ª edição ao seu formato original, com atividades presenciais no campus de Barão Geraldo, em Campinas.

A Faculdade de Ciências Farmacêuticas contará com diversas atividades para mostrar um pouco sobre a profissão de farmacêutico e o que os alunos poderão vivenciar na graduação.

Data: 27/08/2022, das 8h às 17h
Local: Engenharia Básica
Endereço: R. João Pandiá Calógeras, 148 – Cidade Universitária, Campinas – SP, Brasil

A entrada é gratuita.

Confira abaixo a programação da FCF:

Áreas temáticas & Responsáveis:

– Análises Clínicas: Profa. Patrícia Moriel
– Atenção Farmacêutica para Cuidado Farmacêutico e Farmácia Clínica: Profa. Patrícia Moriel
Atividades: Venha jogar com a gente e aprender sobre a profissão Farmacêutica

LAB ESCAPE – FCF / UNICAMP
Será que você vai conseguir em 10 minutos ajudar um paciente em relação aos seus exames laboratoriais e medicamentos? Você terá a missão de ajudar uma pessoa com várias dúvidas farmacêuticas, durante o jogo questões irão surgir e você deverá desvendar os enigmas para “salvar” seu paciente.
Para o LAB ESCAPE:
1) Os participantes devem cooperar e trabalhar em equipe para superar o desafio;
2) O jogo tem um componente misterioso e enigmático;
3) A inteligência é o fator determinante para conseguir resolver o enigma.

– Alimentos: Prof. Rodrigo Ramos Catharino
Atividades:
Conheça a técnica de identificação de corantes em alimentos e a importância dos edulcorantes na indústria alimentícia.

– Cosméticos: Profa. Gislaine Ricci Leonardi
Atividades:
Os alunos apresentarão/comentarão o papel e a importância do farmacêutico na área da cosmetologia.

Serão apresentados conceitos básicos, sobre o cremes e loções, quais ingredientes compõem suas fórmulas e as diferenças de composição entre ambos. Apresentaremos também um vídeo mostrando como são realizadas as formulações dos mesmos no laboratório. Além disso, teremos amostras do creme e da loção para que os participantes do UPA possam analisar sensorialmente e visualmente a diferença das duas formulações.

Teremos amostras de diferentes tipos de géis para que os alunos analisem o sensorial desse tipo de formulação. Além disso, iremos explicar os conceitos envolvidos na produção dessa forma cosmética e caso o público tenha alguma dúvida estaremos esclarecendo. Além disso, para melhor entendimento do assunto teremos vídeos explicativos sobre a parte prática realizada em laboratório na fabricação das amostras disponíveis.

Será demonstrado a forma de produção de batom.

Apresentaremos vídeos produzidos pelos graduandos de Farmácia mostrando, de maneira didática, a composição e processo de produção dos cosméticos.

– Fitoterapia: Profa. Mary Ann Foglio & Dra. Ana Lucia Tasca Gois Ruiz
Atividades:
A apresentação abordará as atividades relacionadas à pesquisa e desenvolvimento de medicamentos fitoterápicos a partir de produtos naturais de qualidade. A padronização de insumos vegetais para a indústria farmacêutica desempenha um papel importante no resultado do produto. Fatores como solo, condições climáticas, genótipos, colheita e condições pós-colheita têm demonstrado um importante efeito tanto na atividade química quanto biológica. Portanto, o controle do crescimento de cultivares e seu processamento têm um resultado direto nos benefícios para a saúde e questões econômicas. O uso do cultivar errado ou procedimentos inadequados podem prejudicar os benefícios à saúde, além de perda de tempo e dinheiro. Esta apresentação dará uma visão geral das etapas para produção de extratos vegetais, uso de métodos cromatográficos de monitoramento de processo e isolamento de compostos envolvidos na produção de medicamentos fitoterápicos. Será apresentado os resultados de estudo de desenvolvimento de medicamentos fitoterápicos que alcançou a etapa de estudos clínicos fase I e II com formulações geradas a partir dos Extratos padronizados para o tratamento de feridas de mucosite.

– Produção de Medicamentos & Indústria Farmacêutica: Profa. Laura de Oliveira Nascimento & Profa. Karina Cogo Müller
Atividades:
Onde, como e quem pode fazer medicamentos? Como sabemos que é um bom produto? Nesse estande você conhece os passos para termos um medicamento, desde a pesquisa até sua produção, embalagem, controle de qualidade e qual é o papel do farmacêutico nesse processo. Além de muita informação, teremos equipamentos de controle, microscópios e muito mais! Venham nos visitar!

– Toxicologia: Prof. José Luiz da Costa & Liga de Toxicologia
Atividades:
O estande de toxicologia está planejando apresentar a disciplina de toxicologia (FR804) e falar um pouco sobre o funcionamento do CIATox. Como atividade prática, os monitores do estande vão fazer o teste do bafômetro em voluntários, com a distribuição de balas de licor e explicando como esse teste funciona.

O estande da LAcTox está planejando falar um pouco sobre as ações da Liga e os animais expostos no estande (escorpião, aranha e lagarta, providos pelo CIATox). Teremos um banner com o logo da Liga e nossas redes sociais e panfletos informativos sobre animais peçonhentos e a nossa liga, que serão distribuídos ao longo do evento. Como atividade prática, os monitores do estande ilustrarão um teste toxicológico, com urina “cinematográfica” e testes de THC vencidos, concedidos pelo CIATox. O teste será repetido várias vezes durante o evento.

– Vacinas: Prof. Marcelo Lancellotti

Venha prestigiar a FCF!