Laboratórios de Pesquisa

A FCF conta com laboratórios de pesquisa que se encontram instalados na Faculdade de Ciências Médicas, Instituto de Biologia, Instituto de Química e Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas, unidades nas quais alguns de nossos docentes estão sediados fisicamente.

Laboratório Innovare de Biomarcadores

Docente: Prof. Dr. Rodrigo Ramos Catharino

Localização: FCM - Núcleo de Medicina e Cirurgia Experimental - FCM-15 - telefone: (19) 3521-9138

Profile

O Laboratório desenvolve pesquisas em utilização e criação de novas ferramentas " Omicas" para elucidação de biomarcadores em matéria prima, processos de produção e produto acabado de alimentos, medicamentos e cosméticos, além da elucidação de marcadores para diagnóstico e tratamento de doenças.

Laboratório de Farmacotécnica e Farmácia Clínica

Docentes: Profa. Dra. Priscila Gava Mazzola e Profa. Dra. Patrícia Moriel

Localização: FCM - Bloco FCM-11 - telefone: (19)3521-7486

Profile

O Laboratório realiza pesquisas em farmácia clínica e acompanhamento farmacoterapêutico e farmacovigilância e extração e purificação de biomoléculas de interesse farmacêutico, cosmetologia e stress oxidativo.

Laboratório de Biotecnologia

Docente: Prof. Dr. Marcelo Lancellotti

Localização: IB - Bloco F - piso superior - saal 13 - telefones: (19)3521-1436/6150

Profile

Em uma área total de aproximadamente 50 m², sendo cerca de 20m² de nível de Biossegurança 2 - NB2, são desenvolvidas pesquisas relacionadas à bologia molecular de microrganismos, construção de mutantes knock-out bacterianos (NB2 credenciado pelo CTNBio), meningites bacterianas, cultura celular de linhagens tumorais, nanobiotecnologia aplicada à recombinação bacteriana, mimetismo de barreiras corpóreas humanas como pele, barreira hemato-encefálica.

Laboratório de Tecnologia Farmacêutica

Docente: Profa. Dra. Laura de Oliveira Nascimento

Localização: IB - Bloco F - 1º andar - Lab 1 - telefone: (19)3521-1434

Profile

O Laboratório de Tecnologia Farmacêutica (LATEF), instituído em 2014, tem como foco o desenvolvimento, caracterização, escalonamento e aplicação de formulações farmacêuticas voltadas a profilaxia e tratamento de doenças. O laboratório conta com alunos de graduação, mestrado e doutorado que conduzem pesquisas de cunho acadêmico e de aplicação indstrial. As principais linhas de pesquisa são: drug delivery aplicado a antígenos, antimicrobianos e antiparasitários; desenvolvimento de formulações e processos para obtenção de produtos farmacêutios liofilizados.

Laboratório de Insumos e Medicamentos

Docente: Prof. Dr. Paulo Cesar Pires Rosa

Localização: FCM - Departamento de Farmacologia - telefone: (19) 3521-8585

Profile

Este laboratório desenvolve pesquisa em desenvolvimento e validação de métodos, estudo de pré-formulação, controle de qualidade e estudo de estabilidade de medicamentos, avaliação da atividade biológica de insumos naturais e sintéticos.

Laboratório de Química de Produtos Naturais

Docente: Profa. Dra. Mary Ann Foglio

Localização: CPQBA - telefone: (19) 2139-2875 /2876

Profile

O laboratório está localizado no CPQBA, onde continuará sendo feito o desenvolvimento de pesquisas com produtos naturais bioativos em três abordagens: triagem de extratos para identificação de compostos ativos avaliados em modelos in vitro e in vivo; padronização de insumos, com o estabelecimento de parâmetros importantes para produzir medicamentos fitoterápicos que atendam aos pré-requisitos de segurança, eficácia e reprodutibilidade; desenvolvimento de métodos para produção de princípios ativos, estudos de estabilidade e validação de processos de extração e analises analíticas. Desenvolve também pesquisas nas áreas de microencapsulação, nanopartículas e desenvolvimento de polímeros adesivos (filmes).

Laboratório de Farmacologia e Toxicologia

Docente: Prof. Dr. João Ernesto de Carvalho

Localização: CPQBA - telefone: 19-2139-2875/ 2876

Profile

Neste Labotatório, também sediado no CPQBA em uma área de 600m², ccontinuará sendo realizado o desenvolvimento de pesquisas de atividade farmacológica em modelos de câncer, inflamação, nocicepção, úlcera, mucosite e cicatrização. Realiza também avaliação toxicológica de fitoterápicos, produtos domissanitários, alimentos, medicamentos e agrotóxicos, além de assessoria para registro de produtos farmacêuticos e de alimentos funcionais.

Laboratório de Sinalização em Câncer

Docente: Prof. Dr. Jörg Kobarg

Localização: IB - Depto. de Bioquímica e Biologia Tecidual - telefone: 19-3521-1443

Profile

Estudo da função de proteínas reguladoras em vias de sinalização envolvidas em câncer; identificação e caracterização de novas proteínas alvos de terapia em câncer; identificação e caracterização funcional de interações entre proteínas; regulação do cíclo celular e da resposta a danos de DNA.

Laboratório de Desenvolvimento de Fármacos e Medicamentos

Docente: Profa. Dra. Wanda Pereira Almeida

Localização: IQ - sala D-47 - telefone: 19-3521-3016

Profile

No laboratório são desenvolvidas pesquisas relacionadas ao planejamento, síntese e avaliação de substâncias que sejam potenciais candidatas a fármacos para tratamento da Doença de Alzheimer. Os compostos selecionados são avaliados quanto ao seu efeito de inibição da acetilcolinesterase, da agregação do peptídeo β-amiloide e efeito anti-oxidante. Incluem-se compostos de origem natural. Estudos mecanísticos de reações químicas via espectrometria de massas também são desenvolvidos.

Laboratório de Toxicologia Analítica, Centro de Controle de Intoxicações

Docente: Prof. Dr. José Luiz da Costa

Localização: Hospital das Clínicas, Bloco F3 - telefone: (19) 3521-7232/7373

Profile

No Laboratório de Toxicologia Analítica são realizados os exames laboratoriais (analises toxicológicas) de pacientes atendidos no CCI. Este laboratório desenvolve ainda atividades ensino, pesquisas e prestação de serviços, sempre com foco no diagnóstico de intoxicações.